IME-USP

Palestra “Erros em Pesquisas Eleitorais”

No dia 01/09/2022, às 19:30 horas, o Instituto recebeu Raphael Nishimura, da Universidade Michigan, que apresentou a palestra “Erros em Pesquisas Eleitorais” no Auditório Antônio Gilioli do IME-USP, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Assista a palestra gravada que está disponível no YouTube

Assista a palestra gravada no YouTube e veja os slides da palestra no Dropbox.

Resumo da palestra 

Pesquisas eleitorais apresentam um desafio único em estatística aplicada, pois é uma das poucas situações em que os parâmetros de interesse de uma população finita se tornam conhecidos em algum momento após ocorrido o processo de amostragem e estimação, mesmo que sob uma população diferente daquela em que se realizou inferência estatística. Nos últimos anos, as pesquisas eleitorais têm sido questionadas devido ao seu desempenho em importantes pleitos, como nas eleições presidenciais americanas de 2016. Entender suas limitações e encontrar soluções para seus problemas é de extrema importância para a continuidade desta importante ferramenta nas democracias ao redor do mundo. 

Estatísticos geralmente são treinados para lidar com erros amostrais, mas existem outras fontes de erro não-amostrais que podem ter um impacto ainda maior na qualidade das estimativas de pesquisa. O “Total Survey Error” (TSE) fornece um bom arcabouço teórico para entender essas fontes de erro e como diminuí-las por meio de planejamento e protocolos de coleta de dados, e ajustes e modelos estatísticos. Nesta apresentação, discutirei as diferentes fontes de erros nas pesquisas eleitorais sob a perspectiva do TSE e apresentarei alguns estudos de caso para entender como esses erros impactaram seus resultados.

Raphael Nishimura, Diretor de Amostragem do Survey Research Center, Institute for Social Research, University of Michigan.

Mais informações 

Data: 01/09/2022, às 19:30h 
Local: Auditório Antônio Gilioli, sala 247, Bloco A do IME-USP
Rua do Matão, 1010 – Cidade Universitária – São Paulo – SP

Transmissão ao vivo pelo YouTube

A entrada é franca, todos os participantes deverão apresentar comprovante de vacinação e é obrigatório o uso de máscara. Favor enviar confirmação de presença para patriota@ime.usp.br.