Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação

INSTITUTO DE MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA 

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 

DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO 

O IME-USP faz 56 anos – e você provavelmente não sabe tudo o que acontece aqui

Quando falamos sobre Matemática, Estatística e Computação, muita gente ainda imagina fórmulas intermináveis e salas silenciosas. Mas o Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação da USP vai muito além disso.

Para comemorar seus 56 anos, separamos algumas histórias, pesquisas e curiosidades que mostram que o IME também é lugar de criatividade, ideias ousadas e projetos que impactam a vida real — às vezes de um jeito que você jamais imaginou. Aqui vão alguns exemplos do que está sendo desenvolvido além das salas de aula.

Prepare-se para se surpreender.

1. Dá para navegar na internet usando só os olhos. Sim, só os olhos.

Parece coisa de ficção científica, mas é ciência feita no IME-USP.

Pesquisadores do IME-USP desenvolveram o EyePursuitLinks, uma solução que permite selecionar links na internet apenas acompanhando alvos em movimento com os olhos. Coordenada pelo professor Carlos Hitoshi Morimoto, a tecnologia foi criada para facilitar o acesso digital de pessoas com grandes dificuldades de movimento, sem a necessidade de mouse, teclado ou ajustes constantes nos equipamentos, tornando a navegação mais simples e inclusiva.

Movimentos sobrepostos para isolar um alvo durante a perseguição: movimento circular com velocidade angular constante (seta azul) e afastamento (setas vermelhas).

Saiba mais:
EyePursuitLinks
Cognição aumentada por meio de lataformas vestíveis
Interação pelo olhar em computação vestível: uma interface para a Internet das Coisas

2. A primeira turma de Ciência da Computação do IME era majoritariamente feminina

Hoje isso parece surpreendente — e é mesmo.
A primeira turma do bacharelado em Ciência da Computação do IME-USP, formada em 1974, tinha cerca de 70% de mulheres. Um dado histórico que contrasta fortemente com a realidade atual da área e levanta uma pergunta incômoda: em que momento elas desapareceram?
Essa história ajuda a entender como as transformações sociais, culturais e institucionais moldaram (e ainda moldam) quem ocupa os espaços da ciência.


Para saber mais:
Acervo Histórico Virtual do IME-USP
Por que as mulheres desapareceram dos cursos de computação?

3) E se um computador pudesse detectar problemas respiratórios só ouvindo a sua voz?

Essa ideia também saiu do IME-USP.

O projeto Spira, supervisionado pelo professor Marcelo Finger, investiga como a voz e a fala podem ser usadas para identificar precocemente sinais de insuficiência respiratória — de forma simples, rápida e não invasiva.
A pesquisa começou durante a pandemia de COVID-19, quando o objetivo era detectar sinais da doença, e depois se expandiu para outras condições, como asma, insuficiência cardíaca, DPOC e infecções pulmonares.
Hoje, os estudos trabalham com dados em português, mas os pesquisadores querem ir além: testar se os modelos funcionam em outros idiomas e contextos culturais, inclusive em países da África. Isso exige novas coletas de dados e validações científicas — e pode ampliar bastante o impacto da tecnologia.

Imagem: Jornal da USP

Saiba mais:
– Spira: Sistema de Detecção Precoce de Insuficiência Respiratória por meio de Análise de Áudio
Ferramenta computacional detecta doenças respiratórias por meio da variação da voz. Jornal da USP, 19/6/2020
Atualização da GINA traz critérios mais objetivos para ajudar pediatras a diferenciar asma de outras condições respiratórias comuns na primeira infância

4. Computadores velhos? No IME, eles continuam funcionando — há mais de 20 anos

Enquanto muita gente troca de computador após poucos anos, o IME-USP mantém máquinas com mais de duas décadas de uso funcionando normalmente.
O segredo? Software livre.
Esses computadores, que seriam descartados há muito tempo, continuam ativos na Biblioteca do IME-USP, atualizados e sem custos com licenças. A iniciativa mostra que dá, sim, para ampliar o acesso à tecnologia e reduzir o lixo eletrônico com soluções simples — e replicáveis.
Se fosse adotada em larga escala, essa ideia poderia transformar a realidade de muitas escolas.


5.  Existe um lugar onde você pode “brincar” com a Matemática — e ele fica no IME

A Matemateca é um acervo de objetos interativos que mostram a Matemática em ação. Nada de fórmulas abstratas: aqui, os conceitos ganham forma, movimento e interação.
As peças estão organizadas em aproximadamente quarenta temas, que exploram equações, funções e outros conceitos da Matemática e da Estatística de forma visual, experimental e divertida.
É Matemática para ver, tocar, experimentar — e entender.


Quer conhecer?
https://matemateca.ime.usp.br/

SVAPIN | Serviço de Apoio Institucional

Compartilhe