028 Vivenciando 2020 cartaz 12jun

 

O momento particular que vivemos, na universidade e na sociedade, demanda análises e reflexões, em particular em relação ao ensino, capacitação e formação de nossos estudantes. Por essa razão, propomos o Ciclo de Debates “VIVENCIANDO 2020: Formação superior no mundo pós-pandêmico: educação distanciada e à distância?”. Esse Ciclo, composto de três sessões, propõe a necessária análise e reflexão do papel da universidade, dos processos de formação, do ensinar e suas práticas em um mundo pós-pandêmico. Para tanto abordará os seguintes temas:

 

12 de junho, 14h30: ‘Abordagens pedagógicas e modelos de ensino: novos processos de aprendizagem?’ - investigando, em particular, a eventual contribuição de tecnologias na concepção de novas práticas pedagógicas (Marcelo Zaiat | Nilson Machado |Paulo Sano)

 

19 de junho, 14h30: ‘Modelos de ensino: responsabilidades institucionais e individuais’ - questionando quais as responsabilidades, individuais e institucionais, face a possíveis novos modelos de ensino (Selma Garrido Pimenta | Suely Aparecida Jorge Polydoro)

26 de junho, 14h30: ‘Perspectivas da universidade: instituição de conhecimento, formação e ensino?’ - analisando, em que medida, eventuais mudanças da universidade como instituição implicam em processos de mercantilização do ensino (Luiz Bevilacqua | Naomar Almeida Filho | Ronaldo Mota)

 

Em cada um desses três encontros será também apresentada uma breve entrevista gravada com o Prof. Shigeru Miyagawa (Diretor do Center for Open Learning / MIT).

Contamos com a sua participação.

 

 As transmissões serão realizadas no canal da PRPG no Youtube

12/06/2020 - https://youtu.be/QFWHLiLO9HM

19/06/2020 - https://youtu.be/mBGh5RcBZgE

26/06/2020 - https://youtu.be/5FYyrA57lEA

 

Comissão de Formação Didático-Pedagógica

Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Universidade de São Paulo