simposio saude mental

Evento acontece no dia 9 de setembro de 2019, das 9 às 18 horas. Transmissão IPTV será reproduzida no Auditório Jacy Monteiro do IME-USP.

A Pró-Reitoria de Graduação da USP e o Escritório de Saúde Mental – ESM PRG, coordenado pelo Prof. Andrés Eduardo Aguirre Antúnez, promovem o evento “Simpósio sobre Prevenção ao Suicídio: Complexidade e Esperança”, que acontecerá no dia 09 de setembro de 2019, das 09 às 18 horas, no Auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin na Cidade Universitária.

O Simpósio é o primeiro evento do escritório e objetiva promover um encontro para abordagem e discussões de um tema tratado com muita discrição por muito tempo, apesar da grande importância para sociedade que encontra um novo espaço na Universidade para auxiliar na prevenção de novos casos.

8h45

Cadastramento

Pro-reitores da USP
Prof. Edmund C. Baracat - Graduação
Prof. Carlos Carlotti Júnior - Pós-Graduação
Prof. Sylvio Canuto - Pesquisa
Profª. Maria Aparecida Machado - Cultura e Extensão Universitária

9h30

O impacto do comportamento suicida
Prof. Neury Botega - UNICAMP

10h30

A pauta proibida virou manchete: a nova relação da imprensa na abordagem do suicídio
Cleisa Garcia - Jornalista TV Record

11h30

Conversa com o público

Intervalo para almoço

13h50

Suicídio: fatores inconscientes e aspectos socioculturais
Prof. Roosevelt Cassoria - UNICAMP e Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo

14h50

Acolhimento na prevenção e posvenção do suicídio
Drª. Karina Okajima Fukumitsu - Pós-doutora Instituto de Psicologia da USP / PNPD CAPES

15h50

O que os alunos nos ensinam sobre ideações suicidas?
Prof. Andrés Eduardo Aguirre Antúnez - Escritório de Saúde Mental da USP e IPUSP.

16h50

Conversa com o público

Encerramento

Assista a transmissão no IME-USP

Em decorrência ao grande número de procura para o referido evento e no empenho de atender a todos interessados, uma vez que presencialmente os organizadores não dispõem de muito espaço, o Instituto de Matemática e Estatística, a pedido da Pró-Reitoria de Graduação disponibilizará o Auditório Jacy Monteiro, localizado no bloco B deste Instituto para transmissão de todo o evento pelo IPTV.

Assista pela Internet

Além da transmissão pelo IPTV, também será possível acompanhar o Simpósio pelo canal da Pró-Reitoria de Graduação no YouTube.

Canal da Pró-Reitoria de Graduação da USP no YouTube

Transmissão IPTV USP