A Biblioteca "Prof.Carlos Benjamin de Lyra" foi fundada em 1969, e atualmente possui um do mais completos acervos na área de MATEMÁTICA da América Latina. 
 
Seu Acervo, com mais de 200 mil itens, é especializado em MATEMÁTICA APLICADA, ESTATÍSTICA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO e ENSINO DA MATEMÁTICA. O acervo básico da Biblioteca do IME foi formado por obras vindas de várias Bibliotecas da USP, entre as quais pode-se citar o Centro de Computação Eletrônica (CCE/USP), Departamento de Matemática da Faculdade de Econonia e Administração (FEA/USP), Departamento de Estatística e de Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL/USP), Departamento de Matemática da Escola Politécnica (POLI/USP), do Instituto de Pesquisas Matemáticas (IPM) e por fim, da Sociedade de Matemática de São Paulo. 

Para acomodar todo esse material bibliográfico e melhorar os ambientes de estudo para seus usuários, foi iniciada uma reforma da Biblioteca do IME em 2016 com previsão de término no primeiro semestre de 2018.

A reforma completa prevê a adequação da infraestrutura elétrica e de iluminação, mudança de mobiliários no salão de leitura, otimização da rede sem fio para uso coletivo, compra de poltronas e bancadas de estudo individual para o ambiente do acervo, reforma das salas de estudo em grupo e compra de novos móveis e a readequação do espaço de trabalho dos funcionários - mudança para o 1º andar. Os passos e fotos da reforma podem ser visualizados através do link https://www.ime.usp.br/bib/reforma.

A Agência Universitária de Notícias da USP (AUN) acaba de lançar uma matéria especial sobre o assunto que pode ser lida na íntegra na página da AUN.