direito software

O grupo de extensão TECS - Grupo de Comput{ação Social} da USP, formado por  alunos do Bacharelado em Ciência da Computação do IME-USP, realiza o ciclo de palestras Direito e Software no segundo semestre de 2019.

O objetivo das palestras é apresentar um panorama das diversas intersecções entre a área do Direito e da Tecnologia, cobrindo desde governo aberto até discriminação algorítmica, passando por leis que regulamentam a área, como o Marco Civil e a LGPD.

As palestras são gratuitas, abertas ao público, não é necessário inscrição prévia e acontecem sempre às terças-feiras entre 12h45 e 14 horas, na sala B-05 do Instituto de Matemática e Estatística, que fica na Rua do Matão, 1010 na Cidade Universitária - São Paulo.

Palestras
13/08 Governo aberto
Fernanda Campagnucci
Diretora-Executiva da OpenKnowledge Brasil
20/08 Transformação digital em governo
Danielle Bello
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME)
27/08 Propriedade Intelectual
Eduardo Ariente
Universidade Presbiteriana Mackenzie e Núcleo Jurídico do Observatório da Inovação e Competitividade do IEA-USP.
10/09 Implicações da tecnologia para o direito concorrencial
Anna Binotto
VMCA
17/09 Direito Eleitoral na Era Digital
Francisco Brito Cruz
Diretor do InternetLab e Coordenador do Núcleo de Direito, Internet e Sociedade da USP (NDIS-USP)
24/09 Direito do Consumidor e a Internet
Bárbara Simões
Programa de telecomunicações e direitos digitais no Instituto Brasileiro de Defesa da Consumidor (Idec)
01/10 Proteção de Dados na Administração Pública
Camille Moura
Assessora de Operações e Coordenadora de Pesquisa na OpenKnowledge Brasil
15/10 Marco Civil da Internet, LGPD e as fronteiras dos direitos digitais
Rafael Zanatta - Pereira Neto
Macedo e Grupo de Ética, Tecnologia e Economias Digitais da USP.
22/10 Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais
Mariana Rielli
Pesquisadora e líder de projetos do Data Privacy Brasil
29/10 Liberdade de expressão na internet
Veridiana Alimonti
Setorial latino-americano da Electronic Frontier Foundation (EFF).
05/11 Discriminação Algorítmica
Marcela Mattiuzzo
VMCA
19/11 Dilemas éticos em inteligência artificial
Ricardo Abramovay
Faculdade de Economia e Administração (FEA) e Institute of Energy and Environment (IEE) da USP.
26/11 Policiamento Preditivo
Letícia Simões
Doutoranda em Sociologia no tema de Tecnologias de Policiamento e Discriminação Racial. Bolsista FAPESP associada ao Núcleo de Estudos de Violência (NEV/USP)
03/12 IA e Big Data
Enrico Roberto
Reggi & Roberto Advogados, pesquisador em Direito e Inteligência Artificial pelo Lawgorithm e em Direito e Tecnologia pelo InternetLab.

Para saber mais sobre o TECS, acesse https://tecs.ime.usp.br/

Marcelo Modesto Costa | 16.09.2019
Serviço de Apoio Institucional