MathSciNet é uma base de dados referencial em literatura de pesquisa em ciências matemáticas da American Mathematical Society.

A lista com referências de todos os periódicos indexados na base de dados foram adicionadas ao conteúdo do MathSciNet no ano de 1997, e com mais completude a partir de 2000. A análise de citações é apresentada por meio de pesquisa simples por autores, títulos de periódicos, assuntos e ano.

O quociente de citação matemática (MCQ) do MathSciNet é publicado anualmente e compara o número de citações correspondentes ao número de artigos de um periódico, em que as referências estão dentro do período de cinco anos anterior ao ano de referência do MCQ.

Desta forma, o MCQ avalia o impacto que um período possui dentro da base de dados.

O MCQ do São Paulo Journal of Mathematical Sciences (SPJM) em 2019 foi de 0.33:

 

Imagem: Mathscinet

 

O editor-chefe do periódico, Prof. Claudio Gorodski, destaca que o MCQ geral das publicações indexadas pelo MathSciNet passou de 0.41 em 2018 para 0.43 em 2019, enquanto que o MCQ do SPJM (IME-USP/Springer) passou de 0.18 para 0.33, o que é um aumento significativo.  

Este é o maior número de citações que o SPJM recebe na base MathSciNet desde 2008, quando começou a ser indexado na base, o que demonstra que a publicação está cada vez mais conhecida e utilizada pela comunidade acadêmica da área.

A comunidade da USP possui acesso ao MathSciNet por meio do Portal de Periódicos CAPES, o acesso poderá ser realizado fora do campus via VPN USP.

Os fascículos do SPJM podem ser conferidos no Portal SpringerLInk, também com acesso via VPNUSP: https://www.springer.com/journal/40863

 

 

Stela do Nascimento Madruga | 17.07.2020 
Biblioteca Carlos Benjamim de Lyra