Projeto contemplado no 1º EDITAL SANTANDER/USP/FUSP da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária, a LIGA PROMAT 2017 é uma competição matemática destinada a alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de São Paulo, visando a promover a Resolução de Problemas como forma de fazer Matemática num ambiente rico e estimulante. Esta competição tem como diferencial, a participação dos alunos em equipes (grupos de 2 a 4 integrantes), em suas duas fases.

Pretende-se, com esse tipo de atividade, divulgar a Matemática para além do calcular, memorizar e treinar procedimentos, desenvolvendo o gosto por essa ciência entre crianças e jovens da Educação Básica e propiciando o prazer pela descoberta. Considera-se que confrontar os alunos a tarefas que exijam a utilização e a articulação de conhecimentos, que os desafiem a descobrir padrões, a fazer conjeturas e tentar validá-las, a recorrer a desenhos, esquemas e a diferentes maneiras de expressar ideias matemáticas, pode contribuir para o desenvolvimento de formas mais elaboradas de raciocínio e torná-los jovens mais curiosos, críticos e criativos.

Do ponto de vista da aprendizagem, a competição propõe aos alunos:

  • Fazer Matemática resolvendo problemas;
  • Entender regras elementares do debate científico, por meio da discussão e argumentação de soluções propostas;
  • Desenvolver suas capacidades - cada vez mais essenciais no mundo de hoje - de trabalhar em equipe, assumindo coletivamente a responsabilidade de resolver problemas;
  • Competir com outros colegas da mesma escola ou com alunos de outras escolas.

Do ponto de vista do ensino, os professores das escolas participantes terão oportunidade de:

  • Observar e avaliar as produções de seus alunos em atividade de Resolução de Problemas, auxiliando-os durante todo o processo, dadas as possibilidades de discussão e exploração dos problemas, em sala de aula, e das resoluções fornecidas pelas equipes;
  • Introduzir elementos inovadores em seu ensino por meio da troca de informações com outros professores participantes e com os membros da equipe do CAEM-IME-USP.

O projeto iniciou em agosto de 2017 e o evento de encerramento acontece no sábado, dia 02 de dezembro, com a premiação das equipes vencedoras.

Veja mais informações na página oficial da LIGA PROMAT 2017.