oficina fibonacci

Oficina destinada a professores de matemática e interessados em geral acontece no sábado, 09 de novembro de 2019, e está com inscrições abertas. Para participar é necessário a realização de inscrição e o número de vagas é limitado.

O Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM) está com as inscrições abertas para a oficina "A sequência e a espiral de Fibonacci, a razão e a espiral áureas e suas ocorrências na natureza e aplicações", ministrada pelo Prof. Dr. Waldemar W. Setzer do Departamento de Ciência da Computação do IME-USP.

Resumo:

Esta oficina tem a intenção de apresentar vários aspectos interessantes da Matemática para alunos do Ensino Médio e Professores de Matemática e Ciências. Serão explorados os seguintes tópicos: a espiral e a sequência de Fibonacci; biografia de Fibonacci; generalização da sequência de Fibonacci; convergência; limite; a razão áurea, sua dedução e propriedades; frações e raízes contínuas; espirais logarítmicas; biografia de Jacob Bernoulli; espirais áureas; ocorrências na natureza: plantas, caramujos, galáxias espirais; proporções áureas no corpo humano e na pintura; o retângulo e o triângulo áureos na geração de espirais; razões áureas no pentagrama; uso da proporção áurea em objetos; instrumentos para geração de proporções áureas; aplicação na Odontologia.

Duração: 4 horas

Público-alvo: Professores que ensinam Matemática; interessados em geral.

Número de vagas: 50

O CAEM fica na Rua do Matão, 1010 Cidade Universitária - São Paulo. Veja como chegar

Página do CAEM

Página de inscrições