Na segunda edição da Semana USP de Ciência e Tecnologia, que teve como tema A Matemática Está em Tudo, o Instituto de Matemática e Estatística (IME) teve um destaque especial, concentrando várias atividades abertas ao público, que ocorreram até o último final de semana de outubro, dia 28.

A programação do IME incluiu palestras e oficinas: a palestra-show de mágica do Prof Marco Dimas Gubitoso, palestras do programa Embaixadores da Matemática, oficinas de Estatística e outras. Teve participação também nas atividades apresentadas no Centro de Difusão Internacional (CDI-USP), com a Exposição da MatematecaEla está em tudo (sobre mulheres na matemática), Estatística para tod@s, Sala dos 1001 Problemas (CAEM), A matemática dos caleidoscópios (CAEM), Hardware Livre USP e Exposição de Computação Musical.

Em entrevista ao Diário Oficial de São Paulo, um dos coordenadores do evento, o professor Eduardo Colli, do Departamento de Matemática Aplicada do IME, diz que a intenção é “trazer a ciência para mais perto das pessoas, tanto o público escolar quanto o público em geral”. 

A escolha do tema da Semana da USP está vinculada ao fato de o País estar em pleno Biênio da Matemática, explica Colli: “Dois eventos importantes apareceram no calendário científico brasileiro: em julho, no Rio de Janeiro, ocorreu a Olimpíada Internacional de Matemática, pela primeira vez no Brasil. E, no próximo ano, haverá o Congresso Internacional de Matemáticos, também no Rio de Janeiro”. Em virtude disso, o Congresso Nacional aprovou lei instituindo o Biênio da Matemática 2017-2018, como meio de realizar ações que destaquem essa ciência.

 

Para ver a matéria completa, onde outros professores do IME também são entrevistados, visite a página da Imprensa do Diário Oficial