Recentemente muitas das árvores no entorno do IME, e também do Instituto de Biociências, foram identificadas pelos nomes popular e científico.

O Professor José Rubens Pirani do Departamento de Botânica foi o responsável por esse projeto de identificação, tendo a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU) como uma das financiadoras do projeto. Mais informações sobre as árvores do IB e do IME podem ser encontradas na página do projeto. Após clicar no ícone "IME", aparecerá um mapa com as árvores que foram catalogadas. Ao clicar em cada árvore aparecerão as características da mesma.

O IME presta a homenagem ao Professor Pirani por ter incluído o Instituto neste projeto cultural que valoriza as árvores da USP.

O professor Amadeo Peter Hiller, do Departamento de Matemática, em meados de 1975, iniciou o plantio das árvores em torno do IME que deram origem ao maravilhoso arboreto que temos hoje.

Detalhes dessa história podem ser encontrados em https://www.ime.usp.br/arvores-do-ime, originalmente publicada no jornal Acontece no IME, número 29, de agosto de 2015.

Pelo plantio das árvores o professor Amadeo foi homenageado.