uspgamedev desafio mundial

Equipes colaborativas multidisciplinares desenvolveram, simultaneamente em 118 países, jogos baseados no mesmo tema - em 48h!



Uma corporação sem fins lucrativos, da Califórnia-EUA, promove este evento anualmente, e conta com a participação do time internacional de voluntários e patrocinadores para manter a missão de promover o design de jogos e a educação gamificada através de eventos inovativos e não-competitivos. O desafio intelectual e as novas parcerias são, de acordo com o site oficial, estimulados durante o evento, enquanto os participantes "exploram processos de desenvolvimento, seja pela programação, design iterativo, exploração da narrativa ou expressão artística". 

 

Os eventos são gigantescos: em 2019 conectou 860 pontos de 113 países. Em 2020 os números da 12ª edição aumentaram consideravelmente: 48.700 pessoas em 934 locais diferentes de 118 países!

 

O CCSL hospedou em janeiro a Sede-USP desta edição 2020, organizada pelo USPGameDev e pelos professores da USP Ricardo Nakamura (PCS - Poli) e Gilson Schwarz (ECA). "A sede USP-capital já participa há vários anos. Um hackathon de 48h em que os participantes trabalham em equipes para desenvolver um jogo com base em um tema divulgado na abertura do evento é uma ótima oportunidade para aprender e experimentar ideias de jogos. É a maior e mais importante game jam do mundo, que acontece todo começo de ano", relatou um de seus organizadores.

 

As dependências do CCSL foram adaptadas para este evento pelo pessoal voluntário da Sede-USP. O evento exigiu de apoiadores, patrocinadores e organizadores a preocupação com infraestrutura de informação e comunicação, áreas de descanso, alimentação e convívio para, de acordo com o USPGameDev, "criar um espaço seguro e acolhedor para que as pessoas pudessem desenvolver jogos de maneira criativa, engajada, e colaborativa". 

 

Com o grupo de extensão USPGameDev, além de toda produção de conhecimento intangível, 25 desenvolvedores de jogos de todos os tipos produziram 6 jogos temáticos que agora serão testados e documentados pela organização global do hackaton, e podem ser acessados no site oficial

 

Outras informações da Sede USP-capital pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Edina Arouca & Wilzon Kazuo | 03.03.2020
Centro de Competência em Software Livre