Paulo Ribenboim, pernambucano formado no Rio de Janeiro e Professor Emérito da Queen’s University do Canadá, é uma figura central na matemática brasileira. De 24 a 27 de outubro de 2018 foi organizado o encontro Ágebra: celebrando os noventa anos do Professor Paulo Ribenboim.

Durante o evento, os professores Clodoaldo Grotta Ragazzo e Vitor de Oliveira Ferreira conduziram a  entrevista na qual o Prof. Ribenboim fala: "do primeiro colóquio brasileiro de matemática, "do prazer de estarem juntos", "dos perigos da super-organização", "de Grothendieck", "dos números primos", "dos contra-exemplos", "do seu papel como orientador", entre outros assuntos relevantes para a área.

Entrevista com o Professor Paulo Ribenboim durante o evento, realizado no IME-USP, em celebração aos seus noventa anos

No vídeo de trinta minutos, você encontra um o resumo da entrevista.