Os “embaixadores” tem a finalidade de organizar palestras avulsas de matemática para estudantes do ensino médio, ministradas por professores e pesquisadores do IME. Os professores abordam aspectos interessantes da matemática não cobertos, em geral, pelo currículo tradicional e falam também sobre os cursos do IME: matemática, matemática aplicada, licenciatura em matemática, estatística e ciência da computação. Na prática realiza palestras gratuitas mostrando que a disciplina não é um “monstro”.

O projeto funciona da seguinte forma: escolas de ensino médio entram no site do Embaixadores da Matemática, verificam as opções de palestras, escolhem uma e solicitam a aula para ser realizada no local solicitante ou no próprio IME, no campus da USP em São Paulo. As palestras são gratuitas e ministradas por professores e pesquisadores do IME; devido a limitações logísticas, as escolas que demandam deslocamento superior a 90 quilômetros são atendidas apenas em casos excepcionais.

Os “embaixadores” já realizaram 50 encontros com mais de 2 mil participantes. Com uma gama de possibilidades de abordagem na área da matemática, a escolha dos temas cabe aos professores palestrantes.

Segundo o professor Eduardo Colli, vice-presidente da Comissão de Cultura e Extensão do IME e um dos participantes do projeto, o processo de escolha de suas palestras passa pela preocupação de não ser necessário nenhum pré-requisito de conhecimento e que tenha alguma forma de interação.

Confira a matéria completa no site do Jornal da USP.