dia internacional matematica 700x300

14 de março foi proclamado pela UNESCO como o Dia Internacional da Matemática

Para celebrar a beleza e a importância da matemática e seu papel essencial na vida de todos, a União Internacional de Matemática (IMU) levou para a UNESCO o projeto de instituir o dia 14 de março como o Dia Internacional da Matemática (IDM). A declaração veio em 26 de novembro de 2019, durante a 40ª Conferência Geral da UNESCO.

O dia 14 de março, ou 3/14 no formato americano, já é conhecido como Dia do Pi e comemorado em muitos países ao redor do mundo. A escolha da data refere-se ao importante número π, a razão entre a circunferência e o diâmetro de um círculo, que é aproximadamente igual a 3,14. A celebração do IDM expande o Dia do Pi para incluir todo o espectro da matemática.

Como 14 de março de 2020 será um sábado, o lançamento oficial internacional ocorrerá na sexta-feira, 13 de março de 2020. Haverá dois eventos paralelos de lançamento internacional, o primeiro em Paris na sede da UNESCO e o segundo como um evento plenário dentro do Próximo Fórum Einstein 2020 (NEF2020, de 10 a 13 de março de 2020) em Nairobi, Quênia.

Mais de 75 países e 150 organizações como sociedades matemáticas, institutos de pesquisa, museus, escolas e universidades já estão anunciando suas comemorações, e espera-se muito mais.

O DIA INTERNACIONAL DA MATEMÁTICA NO IME-USP

O Professor Eduardo Colli, do IME-USP, membro do Comitê de Governança do IDM, escolhido pela União Matemática Internacional para acompanhar a tramitação do projeto junto à UNESCO e também dar suporte às atividades no mundo inteiro, destaca a importância da proclamação do IDM:

“O IDM serve para chamar a atenção do público para a Matemática de uma maneira leve e festiva, mas com um intuito sério, que é celebrar um dos maiores patrimônios do conhecimento humano. Todos estão convidados a participar.”

Colli sugere que os interessados em organizar ou participar de atividades já podem anotar o endereço do site internacional do IDM, http://www.idm314.org. Ele também anuncia que a Matemateca, centro de difusão e ensino do IME-USP do qual é diretor, participará da primeira comemoração da data com uma exposição no Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA) de 05 a 30 e março. O CEUMA, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP sediado no antigo prédio da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, organiza atividades culturais e sedia exposições durante o ano inteiro.