Nesta semana ocorreu em Beijing, China, a final mundial do International Collegiate Programming Contest (ICPC), a competição mundial para a qual classifica a Maratona de Programação. Classificaram-se para esta fase final 140 equipes de programação entre as que disputaram concursos regionais classificatórios por todo o mundo. Nas regionais de 2017 participaram mais de 50000 estudantes de mais de 3000 universidade de 111 países de todo o mundo.

Representaram o Brasil os times da Universidade de São Paulo - São Carlos, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Instituto Militar de Engenharia e um time de alunos do BCC e do mestrado do IME-USP.

Foi, como sempre, uma competição acirrada, com domínio das equipes do leste europeu e leste asiático. Os resultados finais podem ser conferidos em

A equipes do IME-USP formada por Yan Couto, Victor Sena, Arthur Nascimento e com os técnicos Renzo Gomez e Marcos Kawakami teve um excelente desempenho. Dos 11 problemas propostos (a equipe campeã resolveu 9 deles), o time do IME-USP resolveu 6 problemas, terminando a competição em 14o. lugar (17o. colocado no desempate), a apenas um problema das colocações que dariam uma medalha ao time (foram premiados com medalhas de bronze todos os times que resolveram 7 problemas).

O ICPC premia também campeões regionais, e nosso time foi o campeão latino-americano da competição. Vale ressaltar que a equipe esteve entre os primeiros colocados durante toda a competição.

Alunos do BCC se organizam para treinamentos e competições de programação no grupo MaratonIME  e o resultado de Beijing coroa o excelente trabalho que os alunos vêm realizando há vários anos.

Parabéns ao time e a toda equipe do MaratonIME!

(texto enviado pelos professores Carlinhos e Marcel do Departamento de Ciência da Computação)