
Receba nossas boas-vindas ao IME.
Esta não é somente uma carta parabenizando alguém, com pensamento lógico admirável, por sua aprovação em uma instituição de ensino internacionalmente conceituada. Você certamente e merecidamente já recebeu as parabenizações por sua conquista. Como acadêmicos, educadores e pesquisadores buscamos novas possibilidades e, se você está aqui, é provável que tenhamos este ponto em comum.
O que você está lendo é um chamado para a aventura mais desafiadora de sua vida, até agora, seguido de alguns conselhos iniciais de seus mentores nessa jornada e indicações de ferramentas que devem ser usadas no caminho.
Entenda seu ingresso no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo como um limiar, não uma linha de chegada, mas o ponto inicial da trajetória em direção a seus objetivos profissionais e intelectuais.
Recebemos você de braços abertos e desejamos que o entrelaçamento de conhecimentos tenha dimensões ilimitadas.
Nosso primeiro conselho é que você abandone certezas inquestionáveis, pressupostos limitantes e posições invariáveis. Tenha curiosidade! Sempre haverá algo mais para conhecer.
Tenha curiosidade a respeito de novas ideias, possibilidades, teorias, pesquisas e pessoas.
Você está em um dos ambientes mais férteis para a troca de conhecimentos a que terá acesso ao longo da vida. Comece pelo site do IME, ele é o mapa para se orientar no seu novo mundo, é onde você encontrará informações sobre os docentes e suas linhas de pesquisa, os recursos administrativos disponíveis para ajudá-lo, horários de aula e importantes ferramentas.
O segundo conselho é: familiarize-se com a nossa biblioteca que é considerada uma das melhores bibliotecas na área de matemática da América Latina. Acesse o site, veja a aba de ferramentas de Apoio ao Pesquisador. Baixe o aplicativo Bibliotecas USP, vá até lá, e conheça a estrutura avançada que comporta o acervo.
Agora um conselho fundamental do qual esperamos que você lembre a todo momento: respeite. Respeite os espaços disponíveis para o seu desenvolvimento. Respeite seus limites e necessidades. Respeite as ideias e manifestações ao seu redor. E respeite as pessoas em sua singularidade. Todos estamos aqui em uma intersecção de nossas trajetórias, somos um conjunto. De nada valerá saber solucionar equações complexas ou programar e não atribuir valor à outra pessoa. Guarde esta reflexão para a vida.
Aqui paramos com os conselhos e, finalmente, te parabenizamos. Você terá acesso a toda informação e orientação de que precisar a partir de seu primeiro dia no IME e na Universidade de São Paulo.
Parabéns por ser o futuro da educação e pesquisa!
Estaremos ao seu lado em suas próximas conquistas.
Atenciosamente,
Ronaldo Fumio Hashimoto
Vice-Diretor em exercício