As inscrições devem ser feitas exclusivamente através de formulário eletrônico "on line" (formulário) com o preenchimento obrigatório de todos os campos.

As provas serão realizadas no dia 23/04/2019 (terça-feira), às 12h00min  (ver Calendário da Pós-Graduação).

 

1. Os estudantes deverão demonstrar proficiência em Inglês, tanto para o Mestrado quanto para o Doutorado e Doutorado Direto.

2. A avaliação da proficiência será realizada por uma comissão nomeada pela CPG. Essa comissão analisa os exames dos alunos dos programas de Matemática, Computação, Estatística e Mestrado profissional em Matemática. Os exames de idiomas serão realizados semestralmente e serão aplicados pela comissão. Os interessados deverão se inscrever nos prazos devidamente fixados e divulgados com antecedência.

3. Para o Mestrado, o exame constará da tradução de um texto em inglês para o português.

4. Para o Doutorado, o exame constará de um resumo em inglês que deverá ser redigido a partir de um texto em português.

5. Tanto no Mestrado quanto no Doutorado poderão ser aceitos outros Exames de Proficiência, tais como TOEFL, IELTS, Cambridge, Michigan, realizados até 5 (cinco) anos antes da data de inscrição do estudante no exame de proficiência aplicado pelo Programa, os níveis mínimos exigidos pelo programa, diferentes para Mestrado e Doutorado, serão publicados em Edital específico e ficarão disponíveis no site da pós-graduação em Matemática. Também serão aceitas aprovações nos seguintes cursos oferecidos pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo: Inglês Instrumental Nível 1 (para o curso de Mestrado) e Inglês Instrumental Níveis 1 e 2 (para o curso de Doutorado).

Para o TOEFL serão aceitas as seguintes pontuações mínimas:

Mestrado
Toefl IBT: 60
Toelf ITP: 450
Ielts: 4.5

Doutorado
Toefl IBT: 70
Toelf ITP: 500
Ielts: 5.0

 

6. Outros exames e respectivas notas mínimas poderão ser analisados pela CCP mediante solicitação do estudante.

7. Aos alunos oriundos de países onde o Português não é língua oficial, além da proficiência em língua inglesa, é exigida também a proficiência em língua portuguesa, demonstrada por meio da apresentação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, CELPE-BRAS, o nível mínimo exigido é o intermediário. A CCP considera que os alunos aprovados no curso de português para estrangeiros, nível avançado, oferecido pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, demonstram proficiência equivalente aos alunos que forem aprovados no exame, sendo a comprovação de realização deste curso aceita como comprovante de proficiência.

8. Ao aluno estrangeiro que demonstrar a proficiência em língua portuguesa no Mestrado, não será exigido o exame no Doutorado.

9. O prazo máximo para que um aluno comprove sua proficiência em idiomas (inglês e português) é de 18 (dezoito) meses no Mestrado, 28 (vinte e oito) meses no Doutorado e de 34 (trinta e quatro) meses no Doutorado Direto, contados a partir do início de contagem de prazo do aluno no respectivo curso.