REPESCAGEM BOLSAS MAT - MESTRADO E DOUTORADO - CAPES

PERÍODO: 01 a 08/04/2019

LINK: https://forms.gle/PWnbUJyvRHPDKFt69

 

Auxílio PROEX

 

Bolsas

O Programa de Pós-Graduação em Matemática do IME-USP possui programas de auxílio e bolsas de estudos, conforme descrito abaixo.

O aluno interessado deverá ficar atento à divulgação dos editais de cada um desses programas.

Bolsas Institucionais

O Programa de Pós-Graduação em Matemática do IME-USP dispõe de um número limitado de bolsas, chamadas de bolsas institucionais, que são provenientes de uma quota oferecida pelo CNPq, e de recursos (custeio PROEX) repassados ao Programa pela CAPES.

Tais bolsas são gerenciadas pela Comissão Coordenadora de Programa (CCP). Elas podem ser pleiteadas tanto por um aluno ingressante (no próprio formulário de inscrição no Programa), quanto por um aluno regular. O processo de seleção consiste fundamentalmente de uma análise criteriosa do histórico escolar e das cartas de recomendação. O prazo máximo de duração é de 24 meses para o Mestrado, e de 48 meses para o Doutorado.
Em Normas gerais você encontra as normas que os bolsistas institucionais devem seguir.

 

Bolsas do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior 2019 

Edital nº 01/2019 - PrInt USP (ATENÇÃO: inscrição junto à secretaria de Pós-Graduação do MAT; *inscrições até 15 de março*)

Bolsas do Programa de Professor Visitante no Exterior 2019 

Edital nº 02/2019 - PrInt USP/CAPES (ATENÇÃO: inscrição junto à secretaria de Pós-Graduação do MAT, *Inscrições  ate 12 de abril*)

Bolsas do Programa de Apoio a Missões Acadêmico/Científicas no Exterior 2019 

Edital nº 03/2019 - PrInt USP (ATENÇÃO: inscrição junto à secretaria de Pós-Graduação do MAT, *Inscrições  até 12 de abril*)

 

 

Bolsa PNPD-CAPES

Abertura de Inscrições para candidatos a Bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) no Programa de Pós-Graduação em Matemática. Período de inscrição: de 27 de fevereiro a 22 de março de 2019.

Edital 2/2019

Abertura de Inscrições para candidatos a Bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) no Programa de Pós-Graduação em Matemática. Período de inscrição: de 21 de janeiro a 10 de fevereiro de 2019.

Edital 1/2019

 

Bolsas PEC-PG – para estrangeiros

O PEC-PG visa a formação de recursos humanos, com vistas a possibilitar cidadãos oriundos de países em desenvolvimento a realização de estudos, em nível de Mestrado e Doutorado, em Instituição de Ensino Superior – IES brasileira. 
As modalidades de benefício e bolsas concedidas no âmbito do PEC-PG são: bolsa de mestrado, bolsa de doutorado, e passagem aérea de retorno.
Inscrições: previsão para maio, para implementação em março do ano seguinte.
Maiores informações: http://www.cnpq.br

 
Bolsas CNPq-TWAS – para estrangeiros
As bolsas oferecidas pelo CNPq-TWAS Fellowships programme permitem que cientistas oriundos de países em desenvolvimento (diferentes do Brasil) estudem ou pesquisem em ciências naturais no Brasil e então retornem ao país de origem para continuarem suas carreiras.
As modalidades de benefício e bolsas concedidas no âmbito do CNPq-TWAS são: bolsa de doutorado, bolsa de doutorado sanduíche, bolsa de pós-doutorado, e passagem aérea de retorno.
Inscrições: previsão para maio, para implementação em março do ano seguinte.
Maiores informações: http://www.cnpq.br


Outras bolsas
Bolsas FAPESP: destinam-se a alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu. O prazo de duração é de 24 meses para o Mestrado, e de 3 anos, podendo ser renovada por mais 12 meses, para o Doutorado.
Ambas podem ser solicitadas, em qualquer época do ano, diretamente para a FAPESP.
Maiores informações: http://www.fapesp.br


Bolsas PDSE (Sanduíche): destinam-se a alunos regularmente matriculados nos cursos de doutorado das IES participantes.
Maiores informações: http://www.capes.gov.br