Edital

Formulários

 

Os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada estão abertos para todos os que tiverem um titulo de graduação reconhecido. 

Para candidatos com boa base científica, é possível o ingresso no Doutorado Direto.

A cada semestre são oferecidas 20 vagas para cada nível, com inscrições abertas duas vezes ao ano:

(i) de 15 de Março a 31 de Maio, para início no segundo semestre,

(ii) de 15 de Agosto a 31 de Outubro, para ingresso no começo do ano seguinte.

Inscrições fora destes prazos podem ser aceitas em situações especiais.

A seleção está baseada na análise dos seguintes documentos a serem apresentados ao comitê:

(1) Formulário de inscrição preenchido (https://www.ime.usp.br/map/pos/formularios -> "Formulário de Inscrição")

(2) Documento de identidade

(3) Histórico de graduação e pós graduação

(4) Copia de resultados científicos prévios, completos ou resumidos, como artigos, dissertações e TCCs

(5) Curriculum (Vitae ou Lattes http://lattes.cnpq.br/)

(6) Duas cartas de recomendação, preferencialmente de professores ou pesquisadores com produção acadêmica em Matemática (modelos em https://www.ime.usp.br/map/pos/formularios)

(7) Texto em português, inglês ou espanhol, de no máximo cinco páginas, relatando experiências acadêmicas, de pesquisas, de publicações, resultados obtidos ainda não publicados ou de projetos científicos, relativos ao candidato.

Candidatos da América Latina, incluindo brasileiros, podem realizar o exame Extramuros (http://www.provaextramuros.org.br). Esta prova não é obrigatória, mas é fortemente recomendada para candidatos com histórico escolar irregular, de instituições de pouco prestígio ou de outras áreas. Para candidatos ao programa de Mestrado a prova cobre questões de Análise e Topologia, Álgebra Linear e Álgebra, mas as questões de Álgebra não serão consideradas. Fique atento ao período de inscrições para a Prova Extramuros 2017 - de 01/08/2017 a 26/09/2017.

Os documentos deverão ser enviados no formato pdf para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou enviados em papel para: 

Instituto de Matemática e Estatística da USP, Serviço de Pós-Graduação

Rua do Matão, 1010, bloco B, sala 27, Butantã

São Paulo - SP, CEP: 05508-090. 

É fortemente recomendado entrar em contato com possíveis orientadores antes da inscrição, principalmente para candidatos para o Doutorado. Caso não indique um orientador, este será atribuído com base nos interesses de pesquisa do candidato e da disponibilidade de orientadores.

Consulte a lista de orientadores e áreas de pesquisa em (https://www.ime.usp.br/map/pos).

Os resultados serão divulgados em http://www.ime.usp.br/map/pos no máximo até 30 de Junho, para início no segundo semestre, e 15 de Dezembro para candidatos a iniciar no início do ano.