As inscrições devem ser feitas através do formulário https://forms.gle/8P9hbcBKQA2pqrCV7

 

Consulte os detalhes no Edital do processo seletivo.

 

Os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada estão abertos para todos os que tiverem um titulo de graduação reconhecido. 

Para candidatos com boa base científica, é possível o ingresso no Doutorado Direto.

A cada semestre são oferecidas 20 vagas para cada nível, com inscrições abertas duas vezes ao ano:

(i) de 15 de Março a 31 de Maio, para início no segundo semestre,

(ii) de 15 de Agosto a 31 de Outubro, para ingresso no começo do ano seguinte.

A seleção está baseada na análise dos seguintes documentos a serem apresentados ao comitê:

a) Inscrição online pelo formulário https://forms.gle/8P9hbcBKQA2pqrCV7

b) Documento de identidade

c) Currículo Vitae ou Lattes;

d) Histórico escolar de graduação para o Mestrado e Doutorado Direto e histórico de graduação e pós-graduação para o Doutorado.

e) Copia de resultados científicos prévios, completos ou resumidos, como artigos, dissertações e TCCs

f) Dissertação do mestrado, ou versão preliminar para inscrições ao Doutorado;

g) Duas cartas de recomendação, preferencialmente de professores ou pesquisadores com produção acadêmica em Matemática (Recomendador deve preencher em https://forms.gle/szqYF6VhXcFK225C8)

h) Texto em português, inglês ou espanhol, de no máximo cinco páginas, relatando os motivos que o levaram a se inscrever neste curso/programa bem como a escolha da linha de pesquisa pretendida. O texto deve também descrever suas experiências acadêmicas e atividades relevantes de pesquisa, eventuais resultados obtidos, entre outros julgados relevantes pelo candidato para a presente aplicação. 

Candidatos da América Latina, incluindo brasileiros, podem realizar o exame Extramuros (http://www.provaextramuros.org.br). Esta prova não é obrigatória, mas é fortemente recomendada para candidatos com histórico escolar irregular, de instituições de pouco prestígio ou de outras áreas. Para candidatos ao programa de Mestrado a prova cobre questões de Análise e Topologia, Álgebra Linear e Álgebra, mas as questões de Álgebra não serão consideradas. Fique atento ao período de inscrições para a Prova Extramuros.

Os documentos deverão ser anexados diretamente no formulário.

É fortemente recomendado entrar em contato com possíveis orientadores antes da inscrição, principalmente para candidatos para o Doutorado. Caso não indique um orientador, este será atribuído com base nos interesses de pesquisa do candidato e da disponibilidade de orientadores.

Consulte a lista de orientadores e áreas de pesquisa em (https://www.ime.usp.br/map/pos).

Os resultados serão divulgados em http://www.ime.usp.br/map/pos no máximo até 30 de Junho, para início no segundo semestre, e 15 de Dezembro para candidatos a iniciar no primeiro semestre.