1) Quem pode se inscrever na pós-graduação em matematica aplicada?
Em principio, todos os que tiverem um titulo de graduaçao reconhecido pelo MEC podem se candidatar ao mestrado ou doutorado. Não é necessario ter o mestrado para fazer o doutorado.

2) Como é feita a seleção dos candidatos?
Uma comissão de professores do departamento é quem faz a escolha dos candidatos, de acordo com as regras publicadas no Edital. A comissão analisa o curriculum e cartas de recomendação de cada pretendente e pode condicionar a aceitação ao desempenho do aluno em disciplinas do curso de verão.

3) Quantas vagas existem?

São oferecidas em cada semestre até 20 vagas para o curso de Mestrado e até 20 vagas para o curso de Doutorado com ou sem título de mestre, não havendo obrigatoriedade de preenchimento de todas as vagas.

4) É necessário apresentar um projeto ou ter um orientador para se candidatar?

Não é necessário. Muitas vezes a idéia de um projeto e ter trabalhado com algum orientador ajuda.

5) Se eu for aceito, terei bolsa de estudos automaticamente?
A aceitação pode acontecer com bolsa ou sem bolsa, pois temos um número limitado de bolsas de estudos que são alocadas por uma comissão de bolsas do departamento. Pedidos de bolsas da fapesp são feitos pelos orientadores.

6) Posso ter um orientador de fora do departamento?
Só os orientadores cadastrados no programa de mestrado ou doutorado em matematica aplicada é que podem ser orientadores. Existem professores de fora do departamento já cadastrados.

7) Em que linhas de pesquisa posso fazer o mestrado ou doutorado?
Na linha do seu orientador, muito proavelmente. Você pode conhecer as linhas de pesquisa no site do programa.

8) Qual é o periodo de inscrições?

Veja o sítio da pós-graduação para o Mestrado e Doutorado.

9) Quais são as disciplinas oferecidas?
Consulte a Lista de Disciplinas. Para saber quais serão as disciplinas oferecidas e os horários consulte a página da pós-graduação do IME. Entretanto, ressaltamos que qualquer disciplina da USP pode ser usada para o cumprimento dos créditos, desde que autorizado pelo orientador.