O Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada possui bolsas de estudos fornecidas pelo CNPq e pela CAPES, reservadas aos melhores alunos com dedicação integral. O período realizado do curso sem bolsa é tipicamente descontado do tempo total de bolsa estipulado pelo CNPq e CAPES. A manutenção da bolsa a cada semestre é sujeita a avaliação de desempenho nos cursos e no progresso da pesquisa. Espera-se que alunos bolsistas concluam dois cursos por semestre no primeiro ano do programa e que possuam no máximo um conceito C e nenhuma reprovação.

Os candidatos ao ingresso podem solicitar bolsa na inscrição ao processo seletivo. Os alunos que já estão no programa, e querem solicitar bolsa, devem manifestar periodicamente este interesse junto à secretaria de pós-graduação. A comissão de admissão e bolsas avaliará estes pedidos semestralmente, próximo à data de encerramento das inscrições no processo seletivo de ingresso.

 

Bolsa PNPD - Programa Nacional de Pós-Doutorado 

Edital de Seleção - 2019

A Comissão de Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada após análise das inscrições informa que a candidata selecionada foi Ariadne Nogueira para a bolsa PNPD/CAPES - Matemática Aplicada.

Início das atividades a partir de 01 de abril de 2019

Critérios principais:

1) Impacto no programa

2) Produção científica

Segue abaixo o resultado (primeiros 5 colocados, para 1 bolsa)

1 - Ariadne Nogueira 

2 - Larissa Marques Sartori

3 - Rodrigo Augusto Higo Mafra Cabral

4 - Elmer Rusbert Caderón Betrán

5-  Frank Navarro Rojas

 

Bolsas do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior 2019 

Edital nº 01/2019 - PrInt USP

 

Bolsas do Projeto de Matemática Computacional (Shell) (https://www.ime.usp.br/~pedrosp/stmi_positions)

 

Bolsas de Doutorado Direto da FAPESP 

O Projeto Temático intitulado Dinâmica e Geometria em Baixas Dimensões, do IME-USP, tem disponíveis 7 bolsas de Doutorado Direto da FAPESP. O valor da bolsa é, em média, 20% mais alto que bolsas de doutorado do CNPq e CAPES, conta com reserva técnica (30% do valor anual da bolsa) e auxílio instalação, além de possibilitar que o bolsista passe até 12 meses em estágio sanduíche no exterior.

Convidamos alunos de alto potencial e a se candidatarem. Para tanto é necessário que se inscrevam, até o dia 31 de Outubro, no processo seletivo para o programa de pós-graduação no Departamento de Matemática Aplicada do IME-USP, indicando interesse nestas bolsas no item "9. Observações", do formulário de inscrição.

 

 

Bolsas da FAPESP

Uma importante alternativa às agências Capes e CNPq é a Fapesp. Esta agência tem dinâmica (prazos, exigências, mensalidades) distinta das outras duas agências. Informações detalhadas sobre as bolsas podem ser obtidas a partir do endereço web http://www.fapesp.br

Auxílios

O programa incentiva fortemente a participação de alunos em eventos nacionais e internacionais, com apresentação de trabalho. Solicitações de auxílio financeiro devem ser feitas junto à secretaria de pós-graduação.