O Programa de Pós-Graduação em Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) é constituído por um Mestrado acadêmico e um Doutorado, ambos criados em 1970. É o único, na aréa de Probabilidade e Estatística, que faz parte do grupo de Programas de Excelência Acadêmica (Proex), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Nestes quase 40 anos de atividades, o programa já formou quase 400 mestres e 300 doutores.

Contamos com um corpo docente formado por especialistas em várias áreas da Probabilidade e da Estatística incluindo modelagem e análise de sistemas complexos e multidimensionais, aprendizagem estatística (machine learning), análise de risco, análise de sobrevivência, séries temporais e valores extremos, complexidade e fenômenos críticos em neurobiologia, sistemas de partículas, fundamentos de probabilidade e estatística, métodos assintóticos e modelos de regressão. Docentes do Programa se relacionam com grupos de pesquisa internacionais de destaque o que permite intercâmbio de estudantes e pesquisadores.

O programa tem uma estrutura curricular ampla com disciplinas de teoria de probabilidade e estatística e um conjunto de disciplinas específicas que abrangem áreas relacionadas às linhas de pesquisa desenvolvidas pelo corpo docente. São oferecidas cerca de 12 disciplinas por semestre além de disciplinas no Programa de Verão do IME-USP. Os alunos ainda contam com uma programação intensa de conferências e seminários organizados pelos grupos de pesquisa do Departamento de Estatística.


Contamos com o apoio de CNPq e CAPES para oferecermos regularmente bolsas de estudos a alunos com dedicação exclusiva ao curso e excelente desempenho. Uma alternativa importante para estas agências é a Fapesp. O programa incentiva e dá apoio financeiro para alunos participarem de eventos científicos.

Próximas Defesas

29/11/19 10:00 - 14:00
Doutorado: "Modelagem totalmente Bayesiana para anlaise de grupos com dados de fMRI"
04/12/19 14:00 - 18:00
Doutorado: "Avaliação de modelos mistos com resposta discreta utilizando verificação visual preditiva padronizada"
05/12/19 10:00 - 14:00
Doutorado: "Níveis de significância adaptativos em modelos de regressão linear"
09/12/19 13:00 - 17:00
Doutorado: "Influência local aproximada em modelos lineares generalizados mistos"
17/12/19 16:00 - 20:00
Doutorado: "Modelo de regressão paramétrico para dados de sobrevivência com tempos de permanência dependentes"