POS-MAE - Programa de Pós-Graduação em Estatística

Dissertação de mestrado


Número total de itens: 248

2020

1.   Antonia Alessandra Lemos dos Santos. Uma análise comparativa entre estimadores de momentos e de máxima verossimilhança em um modelo q-Exponencial. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Alexandre Galvão Patriota.
2.   Fausto Kuwana. Modelos de agentes de mercado interagentes: um estudo de estabilidade e uma aplicação ao problema de contágio em sistema bancário. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2020.
Orientador: Vladimir Belitsky.
3.   José Augusto Sartori Junior. Identificability Analysis of Dynamic Models Using Data Cloning. Dissertação (Mestrado em Doutorado em Estatistica) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Márcia D'Elia Branco.
4.   Julia F Codas. Distribuição exata não assintótica de tempos de entrada. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2020.
Orientador: Miguel Natalio Abadi.
5.   Kayo Douglas da Silva. O Problema Generalizado do Dominó. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2020.
Orientador: Miguel Natalio Abadi.
6.   Lucas Peinado Bruscato. Predição de polaridade negativa em relatórios de auditoria utilizando dados socioeconômicos. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2020.
Orientador: Florencia Graciela Leonardi.

2019

1.   Alia Garrudo Guirado. Critérios robustos de seleção de modelos de regressão e identificação de pontos aberrantes. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Silvia Nagib Elian.
2.   André Casagrandi. Implementação no software estatístico R de modelos de regressão normal com parametrização geral. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística - Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Alexandre Galvão Patriota.
3.   João Carlos Silva Rodrigues. Avaliação de Métodos de Imputação na Variável Receita das Empresas da Pesquisa Anual do Comércio - PAC-IBGE. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Lucia Pereira Barroso.
4.   Kádmo de Souza Laxa. Evolução de quase-espécies com atribuição não-uniforme de indivíduos. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Luiz Renato Gonçalves Fontes.
5.   Kéevin Allan Sales Rodrigues. Diagnóstico em Regressão L1. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Silvia Nagib Elian.
6.   Rafael Oliveira Silva. Filtro de Kalman Ensemble: Uma analise da estimação conjunta dos estados e parâmetros. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Márcia D'Elia Branco.
7.   Thales E. S. de M. Neto. Um pacote R para detectar pontos de mudança. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Florencia Graciela Leonardi.

2018

1.   Ana Cláudia Martins Ciconelle. Análise da Variação do Número de Cópias (CNVs) para o Mapeamento Genético de Doenças. Dissertação (Mestrado em Bioinformática) - Instituto de Matemática e Estatística, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Júlia Maria Pavan Soler.
2.   Barbara Correia Teixeira. Um estudo sobre a ilusão fiscal para os estados brasileiros. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal da Paraíba, . 2018.
Supervisor: Lucia Pereira Barroso.
3.   Fabio Sternieri Marques. Um modelo de evolução de espécies com extinções em massa. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Luiz Renato Gonçalves Fontes.
4.   Francimário Alves de Lima. Distribuições de Probabilidade no Intervalo Unitário. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Silvia Lopes de Paula Ferrari.
5.   João Paulo Zanola Cunha. Análises Comparativa de Métodos de Validaçaõ. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . 2018.
Orientador: Viviana Giampaoli.
6.   Matheus A. P. Marques. Análise e Comparação de Métodos Alternativos de Seleção de variáveis preditoras no modelo de regressão linear. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Silvia Nagib Elian.

2017

1.   Carlos Eduardo Madureira Trufen. Análise de transcritoma de Haemophilus influenzae tipo b durante o processo defermentação em biorreator. Dissertação (Mestrado em Bioinformatica) - Instituto de Matemática e Estatística (USP), . 2017.
Orientador: Anatoli Iambartsev.
2.   Davi Augusto Caetano de Jesus. Avaliação do teste ANOCVA para comparação de clusteres através de simulações. Dissertação (Mestrado em Estaítstica) - Instituto de Matemática e Estatística - Uiversidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Alexandre Galvão Patriota.
3.   Diego Wesllen da Silva. Diagnóstico de influência bayesiano em modelos de regressão da família t-assimétrica.. Dissertação (Mestrado em Doutorado em Estatistica) - Universidade de São Paulo, . 2017.
Orientador: Márcia D'Elia Branco.
4.   Helder Alves Arruda. Extensão do Método de Predição do Vizinho mais Próximo para o modelo Poisson misto. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Viviana Giampaoli.
5.   Lilian Skilnik Wilk. Aprendizado de Estruturas de Dependência entre Fenótipos da Síndrome Metabólica em Estudos Genômicos. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Saúde Pública, . 2017.
Supervisor: Júlia Maria Pavan Soler.
6.   Melba Luz Torres Ortiz. Método de simulated annealing para solução aproximada de equações diferenciais. Dissertação (Mestrado em Markov processes) - Instituto de Matemática e Estatística (USP), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Anatoli Iambartsev.

2016

1.   Caio Cesar Santos Diniz. Uma análise critica de um recurso educacional aberto digital concebido para o ensino-aprendizagem da Estatística no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . 2016.
Orientador: Viviana Giampaoli.
2.   Daniel de Brito Reis. Abordagem Semi-Paramétrica para Cópulas Variantes no Tempo em Séries Temporais Financeiras. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Chang Chiann.
3.   Eriton Barros dos Santos. Uma análise sobre duas medidas de evidência: p-valor e s-valor. Dissertação (Mestrado em Estaítstica) - Instituto de Matemática e Estatística - Uiversidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Alexandre Galvão Patriota.
4.   Henrique Bolfarine. Correlação parcial local e suas propriedades. Dissertação (Mestrado em Estatística Aplicada) - Instituto de Matemática e Estatística (USP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Anatoli Iambartsev.
5.   Isabela Bertolini Coelho. Comparação de Métodos de Estimação em Pequenas Áreas para Proporções: o caso da TIC Educação. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2016.
Orientador: Lucia Pereira Barroso.
6.   Ivan Costa Bernardo. Sistemas de partículas interagentes aplicados a dinâmicas sociais: modelos de confiança limitada. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Fabio Prates Machado.
7.   Julio Adolfo Zucon Trecenti. Diagramas de influência: uma aplicação em Jurimetria. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Carlos Alberto de Braganca Pereira.
8.   Renato Ciani. Um estudo de Sensibilidade da Fatoração PMF - Positive Matrix Factorization - em Relação às Medidas de Incerteza das Variáveis. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2016.
Orientador: Lucia Pereira Barroso.
9.   Ricardo Matioli Messias. Transformações em Dados Composicionais para a Aplicação da Análise de Componentes Principais. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2016.
Orientador: Lucia Pereira Barroso.

2015

1.   Francisco Fernandes. Dependências Genômicas baseadas em Sistemas Estocásticos de Alcance Variável ? Uma Caracterização da População Brasileira. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2015.
Orientador: Júlia Maria Pavan Soler.
2.   Gisele Cristine Eugênio. Determinação de pontos de corte em modelos de regressão para dados de sobrevivência. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2015.
Orientador: Antonio Carlos Pedroso de Lima.
3.   Jaime Enrique Lincovil Curivil. Testes para avaliação das previsões do valor em risco. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Chang Chiann.
4.   Maicon Aparecido Pinheiro. Processos pontuais no modelo de Guiol-Machado-Schinazi de sobrevivência de espécies e variantes. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Luiz Renato Gonçalves Fontes.
5.   Marcos Rafael Nogueira Cavalcanti. Robustecendo a distribuição normal. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientadores: Heleno Bolfarine, Heleno Bolfarine.
6.   Miguel Gabriel Ribeiro Miguel. Comparação do desempenho da estatística tipo-Wald com o de outras estatísticas de teste em modelos lineares generalizados. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2015.
Orientadores: Mônica Carneiro Sandoval, Denise Aparecida Botter.
7.   Tamy Harumy Moraes Tsujimoto. Modelos de riscos aditivo-multiplicativos em análise de sobrevivência. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Antonio Carlos Pedroso de Lima.
8.   Victor Gonçaves Duarte. Modelagem do tempo de vida residual para tempos de sobrevivência de longo termo. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2015.
Orientador: Antonio Carlos Pedroso de Lima.

2014

1.   Ana Paula Zerbeto. Melhor preditor empírico aplicado aos modelos beta mistos. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Viviana Giampaoli.
2.   Andressa Cerqueira. Teste de hipóteses para grafos aleatórios com aplicação à neurociência. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Florencia Graciela Leonardi.
3.   Andressa Siroky. Inferência para o modelo potência normal bimodal assimétrico. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientadores: Heleno Bolfarine, Heleno Bolfarine.
4.   Helder Rojas Molina. Stochastic Models in High Frequency Market. Dissertação (Mestrado em Markov processes) - Instituto de Matemática e Estatística (USP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Anatoli Iambartsev.
5.   Igor André Milhorança. Modelos paramétricos para séries temporais de contagem. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Instituto de Matemática e Estatística - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Airlane Pereira Alencar.
6.   Mariana Ferreira Dias. Modelos assimétricos inflados de zeros. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Instituto de Matemática e Estatística - Universidade de São Paulo, . 2014.
Orientador: Airlane Pereira Alencar.
7.   Melaine Cristina de Oliveira. Definição do nível de significância em função do tamanho amostral. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Carlos Alberto de Braganca Pereira.
8.   Nathália Demétrio Vasconcelos Moura. Utilidade para testes de significãncia. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Sergio Wechsler.
9.   Orlando Yesid Esparza Albarracín. Monitoramento de séries de contagem por meio de gráficos de controle. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Instituto de Matemática e Estatística - Universidade de São Paulo, . 2014.
Orientador: Airlane Pereira Alencar.
10.   Rodrigo Candido Faria. Redes probabilísticas: aprendendo estruturas e atualizando probabilidades. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Sergio Wechsler.
11.   Victor Silva Ritter. Modelagem de dados de long duração baseada em processos de nascimento e morte latentes. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Antonio Carlos Pedroso de Lima.
12.   Willian Gonzalo Rojas Duran. Modelos GARCH com mudanças de regime markoviano para séries financeiras. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Airlane Pereira Alencar.

2013

1.   Agatha Rodrigues. Regressão Logística com Erro de Medida: Comparação de Métodos de Estimação. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Silvia Lopes de Paula Ferrari.
2.   Arias Rodriguez, Azrielex Andres. Modelagem estocástica de sequências de disparos de um conjunto de neurônios. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Jefferson Antonio Galves.
3.   Bernardo Pereira dos Santos. Implementação em R de modelos de regressão binária com ligação paramétrica. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Carlos Alberto de Braganca Pereira.
4.   Brian Alvarez Ribeiro de Melo. Um estudo comparativo entre abordagens Bayesianas à testes de hipóteses. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística - Universidade de São paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Luis Gustavo Esteves.
5.   Bruno Monte de Castro. Seleção de modelos para segmentação de sequências simbólicas usando máxima verossimilhança penalizada. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Florencia Graciela Leonardi.
6.   Felipe Lunardi Bhering. Modelo Bayesiano Hieráquico Weibull para Dados com Censura à Direita, à Esquerda e Intervalar. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Carlos Alberto de Braganca Pereira.
7.   Ivan Costa Bernardo. Processos Estocásticos. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Fabio Prates Machado.
8.   Josemir Ramos de Almeida. Estimação clássica e Bayesiana em modelos de sobrevida com fração de cura. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada e Estatistica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientadores: Heleno Bolfarine, Heleno Bolfarine.
9.   Karina Gernhardt Nakamura. Multicolinearidade em modelos de regressão logística. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo, . 2013.
Orientador: Silvia Nagib Elian.
10.   Renata Stella Khouri. Estudos sobre um modelo estocástico para a evolução de uma espécie. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Fabio Prates Machado.
11.   Ricardo Salles Kurusu. Avaliação de técnicas de diagnóstico para a análise de dados com medidas repetidas.. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientadores: Mônica Carneiro Sandoval, Denise Aparecida Botter.
12.   Rodrigo de Souza Bulhões. Contribuições à Análise de Outliers em Modelos de Equações Estruturais. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Lucia Pereira Barroso.
13.   Sergio Coichev Teixeira. Utilização de Análise de Componentes Principais em Séries Temporais. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2013.
Orientador: Lucia Pereira Barroso.
14.   Viviane Teles de Lucca Maranhão. Estudo de técnicas de paralelização de métodos computacionais de fatoração de matrizes esparsas aplicados à redes bayesianas e redes credais. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Julio Michael Stern.

2012

1.   Akira Aricê de Moura Galvão Uematsu. Algoritmos de negociação com dados de alta frequência. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística (USP), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Anatoli Iambartsev.
2.   Anibal Emiliano da Silva Neto. Comparação de Métodos de Estimação de Modelos de Apreçamento de Ativos. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Chang Chiann.
3.   Bruno Ramos Santos. Modelos de Regressão Quantílica. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo, . 2012.
Orientador: Silvia Nagib Elian.
4.   Fernando Assunção. Estratégias para Tratamento de Variáveis com Dados Faltantes durante o Desenvolvimento de Modelos Preditivos. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2012.
Orientador: Lucia Pereira Barroso.
5.   Hérica Priscila de Araújo Carneiro. TEstes de Hipóteses em Modelos de Sobrevivência com Fração de Cura. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada e Estatistica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Supervisor: Silvia Lopes de Paula Ferrari.
6.   Lina Dornelas Thomas. Construção de redes usando estatística clássica e Bayesiana - uma comparação. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística (USP), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Anatoli Iambartsev.
7.   Lucas Petri Damiani. Técnicas de diagnóstico para modelos lineares generalizados com medidas repetidas.. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2012.
Orientadores: Mônica Carneiro Sandoval, Denise Aparecida Botter.
8.   Mirian de Souza. Modelos Mistos no Mapeamento Genético de Fatores de Risco Cardiovascular em Famílias Brasileiras. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Júlia Maria Pavan Soler.
9.   Renata Trevisan Brunelli. Análise do Impacto de Perturbações sobre Medidas de Qualidade de Ajuste para Modelos de Equações Estruturais. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2012.
Orientador: Lucia Pereira Barroso.
10.   Roberto Beier Lobarinhas. Modelos Black-Litterman e GARCH Ortogonal para uma Carteira de Títulos do Tesouro Nacional. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2012.
Orientador: Pedro Alberto Morettin.
11.   Rodrigo Bossini Tavares Moreira. Algoritmos de negociação em mercado de alta frequencia. Dissertação (Mestrado em banco de dados) - Instituto de Matemática e Estatística (USP), . 2012.
Orientador: Anatoli Iambartsev.

2011

1.   Fabio Trevisan Seguchi. A assimetria ganho-perda no mercado acionário norte-americano. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Vladimir Belitsky.
2.   Gabriel Ribeiro da Cruz Peixoto. Um estudo sobre o Processo K não homogêneo. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Luiz Renato Gonçalves Fontes.
3.   José Victor Bartol Rodriguez. Análises de Agrupamento. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Viviana Giampaoli.
4.   João Vinícius de França Carvalho. Redes Bayesianas: um método para avaliação de interdependência e contágio em séries temporais multivariadas. Dissertação (Mestrado em EStatística) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Chang Chiann.
5.   Marcelo Burani Kowalski. Utilização de Modelos de Regressão em Experimentos do Tipo Mistura. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo, . 2011.
Orientador: Silvia Nagib Elian.
6.   Marcos Alves dos Santos. Modelo TRI de resposta gradual. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Márcia D'Elia Branco.
7.   Mauricio Alejandro Mazo Lopera. Modelagem GARCH multivariada. Dissertação (Mestrado em EStatística) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Chang Chiann.
8.   Tadeu Augusto Ferreira. Previsão da Volatilidade de Séries Temporais Financeiras via Máquina de Suporte Vetorial. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Pedro Alberto Morettin.
9.   Tiago Maia Magalhães. Matriz de covariância de segunda ordem do estimador de máxima verossimilhança corrigido pelo viés em modelos não lineares da família exponencial.. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientadores: Mônica Carneiro Sandoval, Denise Aparecida Botter.

2010

1.   Bruno Cesar Bistaffa. Incorporação de indicadores categóricos ordinais em modelos de equações estruturais. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2010.
Orientador: Lucia Pereira Barroso.
2.   Denis Guillerme Alberghini. Métodos numéricos em modelos com erros nas variáveis não normais. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2010.
Orientadores: Heleno Bolfarine, Heleno Bolfarine.
3.   Fabio Marcellus Lima Sa Makiyama Lopes. Limite do fluido para o grafo aleatorio de Erdos-Renyi. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Fabio Prates Machado.
4.   Gustavo Di Giovanni Bernardo. Uma abordagem do (FBST) em testes de simetria em tabelas de contingência. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Julio Michael Stern.
5.   Gustavo Kazuo Okuyama. Aplicação do modelo markoviano misto para ratings de crédito no Brasil. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, . 2010.
Orientador: Airlane Pereira Alencar.
6.   Gustavo Miranda da Silva. Monotonicidade em testes de hipóteses. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística - Universidade de São paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Luis Gustavo Esteves.
7.   Hugo Valesini Gegembauer. Análise de Componentes Independentes com Aplicações em Séries Finaneiras. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2010.
Orientador: Pedro Alberto Morettin.
8.   João Domingos Celeste Junior. Análise de Diagnóstico pelo Método Forward Search. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2010.
Orientador: Lucia Pereira Barroso.
9.   João Italo Dias França. Modelo de tobit com erros nas variáveis. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientadores: Heleno Bolfarine, Heleno Bolfarine.
10.   Julian Ortolá Simo Junior. Modelos assimétricos em Séries Temporais. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Márcia D'Elia Branco.
11.   Lourrine Faria. Modelos para a Estrutura a Termo da Taxa de Juros Brasileira com Aplicação ao Gerenciamento de Riso de Mercado. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2010.
Orientador: Pedro Alberto Morettin.
12.   Marcelo Meireles Petenate. Farmacogenômica. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2010.
Orientador: Júlia Maria Pavan Soler.
13.   Marcos Paulo da Silva Albuquerque. Agregação de risco de mercado, risco de crédito e risco operacional em atividades de um banco. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Vladimir Belitsky.
14.   Rafael Inhasz. Programação genética: operadores de crossover, blocos construtivos e emergência semântica. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2010.
Orientador: Julio Michael Stern.
15.   Renato de Azevedo Silva. Modelos de fração de cura com fatores latentes competitivos e fragilidade. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Antonio Carlos Pedroso de Lima.
16.   Rodrigo Lambert. Comportamento assintótico do primeiro retorno de uma sequência gerada por variáveis aleat;orias independentes e identicamente distribuidas. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Miguel Natalio Abadi.
17.   Tatiana Anholeto. Resíduos de Pearson melhorados em modelos de regressão beta. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2010.
Orientadores: Mônica Carneiro Sandoval, Denise Aparecida Botter.
18.   Thiago Feitosa Campos. Simulação Perfeita da distribuição normal multivariada truncada. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Márcia D'Elia Branco.
19.   Tiago Pilan Ferreira. Modelo GARCH com coeficientes variando no tempo. Dissertação (Mestrado em EStatística) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, . 2010.
Orientador: Chang Chiann.
20.   Victor Sakimoto Shie. Cointegração fracionária em séries temporais. Dissertação (Mestrado em EStatística) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, . 2010.
Orientador: Chang Chiann.

2009

1.   Agnes Yuka Simidu. Medidas Robustas de Diagnóstico. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo, . 2009.
Orientador: Silvia Nagib Elian.
2.   Aline Abdelmur. Análise de dados multivariados com medidas repetidas. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Supervisor: Denise Aparecida Botter.
3.   Aline da Silva Abdelmur. Modelos multivariados para análise de dados com medidas repetidas. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Mônica Carneiro Sandoval.
4.   Camila Serinoli. Planejamentos Experimentais em Modelos de Regressão Linear. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo, . 2009.
Orientador: Silvia Nagib Elian.
5.   Carlos Eduardo Neves. Experimentos de Microarrays e Teoria da Resposta ao Item. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2009.
Orientador: Júlia Maria Pavan Soler.
6.   Dalton Santos Pinheiro. Apreçamento de títulos conversíveis. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2009.
Orientador: Vladimir Belitsky.
7.   Eliane Cantinho Pinheiro. Ajustes para o teste da razão de verossimilhanças em modelos de regressão beta. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Orientador: Silvia Lopes de Paula Ferrari.
8.   ESTEFANO ALVES DE SOUZA. O probela de Monge-Kantorovich para duas medidas de probabilidade sobre um espaço finito. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2009.
Orientador: Jefferson Antonio Galves.
9.   FERNANDO VIEIRA BONASSI. Permutabilidade de quantidades aleatórias binárias e a falácia do apostador. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Sergio Wechsler.
10.   Filipe Jaeger Zabala. Desempate Técnico. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Sergio Wechsler.
11.   João Fernando Serrajordia Rocha de Mello. Modelo preditivo para perda de crédito e sua aplicação em decisão de spread. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2009.
Orientador: Carlos Alberto de Braganca Pereira.
12.   Kim Samejima Mascarenhas Lopes. Coerência Parcial e Aplicações. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2009.
Orientador: Pedro Alberto Morettin.
13.   Michel Helcias Montoril. Intervalos de confiança para altos quantis oriundos de distribuições de caudas pesadas. Dissertação (Mestrado em EStatística) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Chang Chiann.
14.   Patricia Viana da Silva. Equações de estimação para dados com medidas repetidas em mais de um fator. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Orientadores: Mônica Carneiro Sandoval, Denise Aparecida Botter.
15.   Plinio Lucas Dias Andrade. A influência de valores moderados de perdas individuais nos valores extremos da perda agregada com aplicação em risco operacional. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Vladimir Belitsky.
16.   Rafael Bassi Stern. Diagramas de Influência e Teoria Estatística. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2009.
Orientador: Carlos Alberto de Braganca Pereira.
17.   Rafael Izbicki. Classes de testes de hipóteses. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística - Universidade de São paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2009.
Orientador: Luis Gustavo Esteves.
18.   Rodrigo Viana Rocha. A Lei Fraca de Feller para Jogos de São Petersburgo. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2009.
Orientador: Sergio Wechsler.

2008

1.   Armando António Mendes. Estudo comparativo de métodos de avaliação de grandes quantis de perda acumulada no modelo de seguro de Cramér-Lundberg. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2008.
Orientador: Vladimir Belitsky.
2.   Chang Yu Fang. Estimação Intervalar para os parâmetros das Distribuições Discretas Usuais. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2008.
Orientador: Carlos Alberto de Braganca Pereira.
3.   Daniel Kashiwamura Scheffer. Modelagem de Equações Estruturais no Mapeamento Genético em Cruzamentos Controlados. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2008.
Orientador: Júlia Maria Pavan Soler.
4.   Danielle Daffre Carvalho. Modelos de Riscos Aditivos: Uso na Retenção de Assinantes de Jornais. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2008.
Orientador: Antonio Carlos Pedroso de Lima.
5.   Eliane Shizue Myiashiro. Modelo de regressão beta e simplex para análise de proporções. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2008.
Orientadores: Mônica Carneiro Sandoval, Denise Aparecida Botter.
6.   Fabíola Rocha de Santana Giroldo. Alguns Métodos Robustos para Detectar Outliers Multivariados. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2008.
Orientador: Lucia Pereira Barroso.
7.   Grazielle Yumi Solda. Modelos de memória longa, Garch e |Garch com memória longa para séries financeiras. Dissertação (Mestrado em EStatística) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, . 2008.
Orientador: Chang Chiann.
8.   Jony Arrais Pinto Junior. Seleção de variáveis via verossimilhança penalizada. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Antonio Carlos Pedroso de Lima.
9.   Josivon Souza dos Santos. Simulação de variáveis aleatórias dependentes: Aplicação ao risco operacional. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2008.
Orientador: Fabio Prates Machado.
10.   Katia Antunes Marques. Análise Bayesiana em modelos TRI de tres parâmetros. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Márcia D'Elia Branco.
11.   Koki Fernando Oikawa. Análise de Influência na Regressão em Cristas. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo, . 2008.
Orientador: Silvia Nagib Elian.
12.   Leyla Costa Ramos. Uma abordagem bayesiana para o método de controle on-line de Taguchi para atributos. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística - Universidade de São paulo, . 2008.
Orientador: Luis Gustavo Esteves.
13.   Luis Henrique Teixeira Alves Affonso. Alguns Métodos de Amostragem para Populações Raras e Agrupadas. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2008.
Orientador: Lucia Pereira Barroso.
14.   Luiz Fernando Molinari Zerbinatti. Predição de fator de simulataneidade através de modelos de regressão para proporções contínuas. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2008.
Orientador: Silvia Lopes de Paula Ferrari.
15.   Mauro Correia Alves. Estratégias para Desenvolvimento de Modelos de Credit Score com Inferência de Rejeitados. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2008.
Orientador: Lucia Pereira Barroso.
16.   Milena de Souza Reis. Avaliação de funções Kernel no modelo de Cox com efeitos dinâmicos. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2008.
Orientador: Antonio Carlos Pedroso de Lima.
17.   Roberta Irie Sumi Okura. Mpdelos de regressão para variáveis categóricas ordinais com aplicações ao problema de classificação. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo, . 2008.
Orientador: Silvia Nagib Elian.
18.   Victor Fossaluza. Testes de hipóteses em eleições majoritárias. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística - Universidade de São paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Luis Gustavo Esteves.

2007

1.   Augusto Cesar Giovanetti de Andrade. Efeitos da especificação incorreta da função de ligação no modelo regressão beta. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Silvia Lopes de Paula Ferrari.
2.   Catia Yumi Nagae. Amostragem Intensional. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2007.
Orientador: Carlos Alberto de Braganca Pereira.
3.   Cezar Emanuel Cintra Rios. Inferência bayesiana em modelos da TRI. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2007.
Orientador: Márcia D'Elia Branco.
4.   Cátia Petri. Relação entre níveis de significância Bayesiano e frequentista: e-value e p-value em tabelas de contingência. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2007.
Orientador: Carlos Alberto de Braganca Pereira.
5.   Démerson André Polli. Um estudo de métodos bayesianos para dados de sobrevivência com omissão nas covariáveis. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2007.
Orientador: Antonio Carlos Pedroso de Lima.
6.   Erasmo Souza Dias. Teia Browniana e limites de escala de redes de escoamento. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2007.
Orientador: Luiz Renato Gonçalves Fontes.
7.   Ernesto Coutinho Colla. Aplicação de Técnicas de Fatoração de Matrizes Esparsas para Inferência em Redes Bayesianas. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, . 2007.
Orientador: Julio Michael Stern.
8.   Estevão Freitas de Souza. Comparação e Escolha de Agrupamentos: uma Proposta Utilizando a Entropia. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Viviana Giampaoli.
9.   Fabio Esteves Nogueira. Modelos de regressão multivariada. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo, . 2007.
Orientador: Silvia Nagib Elian.
10.   Fernando Valvano Cerezetti. Seleção de Modelos Econométricos não Aninhados: J-teste e FBST. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2007.
Orientador: Julio Michael Stern.
11.   Francisco Martins Moreira. Teste de credibilidade para a determinação da região em que as caudas de distribuições são aproximadas por funções Pareto, com aplicações em análise de risco. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade de São Paulo, . 2007.
Orientador: Julio Michael Stern.
12.   João Pedro de Senna. Coitegração e Instabilidade de Parâmetros: Uma Aplicaçao ao Mercado Acionário Brasileiro. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2007.
Orientador: Pedro Alberto Morettin.
13.   Karin Ayumi Tamura. Modelo Logístico Multinível: um Enfoque em Métodos de Estimação e Predição. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2007.
Orientador: Viviana Giampaoli.
14.   Luciana Graziela de Godoi. A distribuição t-assimétrica univariada: Propriedades e Inferencia. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Márcia D'Elia Branco.
15.   Marcelo Hiroshi Ogava. Modelos de sobrevivência de regressão com coeficientes baseados em redes neurais. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2007.
Orientador: Antonio Carlos Pedroso de Lima.
16.   Noemi Ishihara Ishikawa. Uso de transformações em modelos de regressão logística. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2007.
Orientador: Silvia Nagib Elian.
17.   Nubia Esteban Duarte. Análise Multivariada no Mapeamento Genético de Traços Quantitativod. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2007.
Orientador: Júlia Maria Pavan Soler.
18.   Paulo Henrique de Souza Lima. Processos de Markov singulares. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2007.
Orientador: Luiz Renato Gonçalves Fontes.
19.   Rafael Braz Azevedo Farias. Regressão binária bayesiana com o uso de variáveis auxiliares. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Márcia D'Elia Branco.
20.   Renato Gava. Análise de campo médio para um modelo epidêmico. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Fabio Prates Machado.
21.   Susana Miyuki Okase Tomazela. Escoragem de crédito através de modelos de sobrevivência. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2007.
Orientador: Antonio Carlos Pedroso de Lima.

2006

1.   Alexandre Galvão Patriota. Modelo funcional heterocedastico com erros nas variáveis: uma abordagem para medidas repetidas. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006.
Orientadores: Heleno Bolfarine, Heleno Bolfarine.
2.   Antonia Erilânia de Almeida. Modificações e Alternativas aos Testes de Levene e Brown e Forsythe para igualdade de variâncias e médias. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo, . 2006.
Orientador: Silvia Nagib Elian.
3.   Danilo Clemente Coelho. Um modelo para previsão de renda utilizando esquemas de censura complexos. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2006.
Orientador: Antonio Carlos Pedroso de Lima.
4.   Ivan Robert Enriquez Guzman. Análise Fatorial Múltipla Aplicada na Obtenção de Índices em Tabelas Mistas. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2006.
Orientador: Lucia Pereira Barroso.
5.   Izabel Cristina Pereira da Costa. Testes de hipoteses em modelos de regressao linear simples funcionais. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2006.
Orientadores: Mônica Carneiro Sandoval, Denise Aparecida Botter.
6.   Joelmir Divino Carlos Feliciano. Uma transformação de De Finetti e campos de coincidência de opiniões. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística - Universidade de São paulo, . 2006.
Orientador: Luis Gustavo Esteves.
7.   Luís Gustavo Vinha. Análise Fatorial em Séries Financeiras. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2006.
Orientador: Chang Chiann.
8.   Maria Jacqueline Batista. Análise de Associação Aplicada ao mapeamento Genético de Doenças. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2006.
Orientador: Júlia Maria Pavan Soler.
9.   Nelio Pereira Machado. Modelos de Regressão Polinomial : Problemas e Soluções. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo, . 2006.
Orientador: Silvia Nagib Elian.
10.   Paula Mitiko Yamakawa. Modelos de Regressão no Mapeamento de Genes em Populações Experimentais. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2006.
Orientador: Júlia Maria Pavan Soler.
11.   Rejane Augusta de Oliveira Figueiredo. Experimentos com Microarrays - Modelos para a Identificação de Genes Diferencialmente Expressos. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2006.
Orientador: Júlia Maria Pavan Soler.
12.   Silvio Rodrigues de Faria Junior. Um ambiente computacional para um teste de significância bayesiano. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006.
Orientador: Julio Michael Stern.
13.   Willian Waiteman Rodrigues. Testes de significância em tabelas de contingência 2x2 usando o modelo logístico-normal. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2006.
Orientador: Carlos Alberto de Braganca Pereira.

2005

1.   Alberto F. Berti. Analise de Dados de Alta Frequencia com Aplicacoes ao Calculo do VaR para o Ibovespa. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Pedro Alberto Morettin.
2.   Andrei Basilio Gonçalves. Um Estudo Sobre as Moedas de Paises Emergentes- Modelando a Volatilidade Através de Processos ARCH. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Pedro Alberto Morettin.
3.   Betsabé Grimalda Blas Achic. Calibração controlada aplicada na química analítica. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Instituto de Pesquisas Tecnológicas. 2005.
Orientador: Mônica Carneiro Sandoval.
4.   Cristian Luis Bayes Rodriguez. Inferência Bayesiana no modelo normal assimétrico. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005.
Orientador: Márcia D'Elia Branco.
5.   Fábio Silva Dias. Aplicações em finanças da aproximação de processos estocśticos em tempo contínuo por processos em tempo discreto. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Vladimir Belitsky.
6.   Iesus Carvalho Diniz. O método probabilístico e o lema local de Lovasz. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005.
Orientador: Fabio Prates Machado.
7.   Igor Luiz Quidim. Análise de Sobrevivência com Fração de Fidelizados: uma Aplicação na Área de Marketing. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Lucia Pereira Barroso.
8.   Isaias Manoel de Oliveira Militao. Aprecamento de titulos da divida externa brasileira usando a curva de probabilidade de default implicita no mercado de derivativos de credito. Dissertação (Mestrado em Modelagem Matemática em Finanças) - Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Vladimir Belitsky.
9.   José Alcimar Freschi. Mudança do comportamento de valores extremos de retornos de ativos financeiros de acordo com níveis de volatilidade. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Vladimir Belitsky.
10.   Marcelo Delgado Paixão. Estimação de Volatilidade Realizada de Telemar PN com Uso de Dados de Alta Frequência. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Pedro Alberto Morettin.
11.   Marcos Rogério Sanches. Indicadores Formativos em Modelos de Equações Estruturais. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Lucia Pereira Barroso.
12.   ROBERTO MARQUES BEKMAN. Provas Ótimas. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Sergio Wechsler.
13.   Sandra de Regô Jesus. Modelos multiníveis para resposta binária: um enfoque na má classificação. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005.
Orientador: Viviana Giampaoli.
14.   Silvia Teresa Freire Torres. Análises dos critérios para seleção de modelos para o modelo de regressão Beta. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade Federal de Pernambuco, . 2005.
Orientador: Viviana Giampaoli.
15.   Sueli Maria Beltrame Reigada. Diagnóstico em Análise Discriminante. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Silvia Nagib Elian.
16.   Valéria Troncoso Baltar. Análise Fatorial Múltipla para Tabelas de Contingência. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2005.
Orientador: Lucia Pereira Barroso.
17.   Vaudeluci Maria Da Silva. Métódos não tradicionais de seleção de variáveis em modelos de Regressão LInear. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005.
Orientador: Silvia Nagib Elian.

2004

1.   Bruno Costa de Paula. Um Modelo de Previsão de Inadimplência Relevância das Informações Contábeis na Concessão de Créditos a Empresas. Dissertação (Mestrado em Modelagem Matemática Em Finanças) - Universidade de São Paulo, . 2004.
Orientador: Carlos Alberto de Braganca Pereira.
2.   Cleber da Costa Figueiredo. Análise de regressão incorporando o esquema amostral.. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2004.
Orientadores: Mônica Carneiro Sandoval, Denise Aparecida Botter.
3.   Daniela Carine Ramirez. Ajustes para a Estatística da Razão de Verossimilhanças Sinalizada em Modelos de Regressão Não Lineares. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2004.
Orientador: Silvia Lopes de Paula Ferrari.
4.   Daniela de Moraes e Silva Granja. Modelo de Inferência Não Linear para Alocação de Carteira. Dissertação (Mestrado em Modelagem Matemática Em Finanças) - Universidade de São Paulo, . 2004.
Orientador: Julio Michael Stern.
5.   Diana Milena Galvis Soto. Amostragem por Linhas Transectas e Pontos Transectos: uma comparação dos estimadores da densidade populacional. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004.
Orientador: Lucia Pereira Barroso.
6.   Fernando da Conceição Lourenço. Dimensionamento e Alocação de Linhas em Portfólios de Crédito. Dissertação (Mestrado em Modelagem Matemática Em Finanças) - Universidade de São Paulo, . 2004.
Orientador: Julio Michael Stern.
7.   Flavio Guardiano de Souza. Análise de covariância com um fator e erro de medida na covariável. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2004.
Orientadores: Mônica Carneiro Sandoval, Denise Aparecida Botter.
8.   Joao Ricardo Sato. Processos com Memoria Longa Compartilhada. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2004.
Orientador: Pedro Alberto Morettin.
9.   José Marcelo Biagioni Baroni. Evidência em testes de hipóteses: Alguns casos relacionados à distribuição binomial. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2004.
Orientador: Carlos Alberto de Braganca Pereira.
10.   João Marcelo Lopes Tavares. Medidas Kapas Modificadas para a Comparação de Mapas Temáticos. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade Federal de Pernambuco, . 2004.
Orientador: Viviana Giampaoli.
11.   Marcos Antônio Coque Junior. Fatores competitivos de risco sob o Modelo Weibull: Uma perspectiva bayesiana. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2004.
Orientador: Carlos Alberto de Braganca Pereira.
12.   Marcos Santos de Oliveira. Um Modelo de Regressão Beta: Teoria e Aplicações. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2004.
Orientador: Silvia Lopes de Paula Ferrari.
13.   Patricia Batista Leal. Estudo e Aplicações do Método de Agrupamento Baseado em Modelos. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004.
Orientador: Viviana Giampaoli.
14.   Ricardo Vêncio. Análise estatística de expressão gênica por SAGE. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2004.
Orientador: Carlos Alberto de Braganca Pereira.
15.   Silvia Patricia Barreto Santana. Modelos Estatísticos para análise de dados longitudinais categorizados ordinais. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004.
Orientador: Viviana Giampaoli.
16.   Tatiana Terabayashi Melhado. Medidas de Ajuste de Modelos de Equações Estruturais. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2004.
Orientador: Lucia Pereira Barroso.
17.   Victor Samuel Zago Alves. Avaliação de uma Modalidade de Plano VGBL Composto Através de um Processo de Ramificação e Gerenciamento da Reserva do Fundo pelo Modelo de Markowitz. Dissertação (Mestrado em Modelagem Matemática Em Finanças) - Universidade de São Paulo, . 2004.
Orientador: Carlos Alberto de Braganca Pereira.
18.   Vitor Michele Ziruolo. Modelagem de Passivo de Fundos de Pensão. Dissertação (Mestrado em Modelagem Matemática Em Finanças) - Universidade de São Paulo, . 2004.
Orientador: Julio Michael Stern.

2003

1.   Alexandre Leichsenring. Não monotonicidade do parâmetro crítico no modelo dos sapos. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003.
Orientador: Fabio Prates Machado.
2.   Bianca de Carla Hernandez Matos. Comparação entre Testes de Heterocedasticidade. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Silvia Lopes de Paula Ferrari.
3.   Cecília Aparecida Vaiano Farhat. Análise de Diagnóstico em Regressão Logística. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo, . 2003.
Orientador: Silvia Nagib Elian.
4.   Claudia Ohtoshi. Uma Comparação de Regressão Logística, Árvores de Classificação e Redes Neurais: Analisando Dados de Crédito. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2003.
Orientador: Lucia Pereira Barroso.
5.   Elias Chaibub Neto. Análise Bayesiana de Referência para modelos de calibração. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003.
Orientador: Márcia D'Elia Branco.
6.   Flávio Ferreira. Alguns Resultados sobre Modelagem do Fenômeno de Dependência Através de Cópulas. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Nikolai Valtchev Kolev.
7.   Francisco José Espósito Aranha Filho. Data Mining em Grandes Redes: Superfícies de Coesão sobre Base Multidimensionalmente Escalonada. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2003.
Orientador: Lucia Pereira Barroso.
8.   Jacqueline Sant'Eufemia David. Modelos aditivos generalizados binomiais negativos. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2003.
Orientador: Silvia Lopes de Paula Ferrari.
9.   Mamerto Granja Garcia. Imputação de Dados Categorizados usando o Modelo Multinomial. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2003.
Orientador: Lucia Pereira Barroso.
10.   Maria Kelly Venezuela. Modelos lineares generalizados para análise de dados com medidas repetidas.. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2003.
Orientadores: Mônica Carneiro Sandoval, Denise Aparecida Botter.
11.   Michelli Karine Barros. Testes de Hipóteses com Restrições no Espaço Paramétrico em Modelos de Regressão com Erros nas Variáveis. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Viviana Giampaoli.
12.   Nancy Christiane Ferreira. Modelo de Análise R/S: Aplicações a Séries Temporais de Arritmias Cardíacas. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Carlos Alberto de Braganca Pereira.
13.   Terence Augusto Guimarães. Implementação do Método de Distribuição de Perdas para Risco Operacional. Dissertação (Mestrado em Modelagem Matemática Em Finanças) - Universidade de São Paulo, . 2003.
Orientador: Julio Michael Stern.

2002

1.   Iracema Hiroko Iramina Arashiro. Avaliação do Teste Logrank em Experimentos Seqüênciais Agrupados. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2002.
Orientador: Antonio Carlos Pedroso de Lima.
2.   Joanlise Marco de Leon. Mapeamento Genético em Populações Humanas via Modelos de Componentes de Variância. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002.
Orientador: Júlia Maria Pavan Soler.
3.   Joao Alberto Domenici. Uma Analise Empirica de Series temporais de Risco e Retorno Brasileiras e Americanas. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade de São Paulo, . 2002.
Orientador: Pedro Alberto Morettin.
4.   Sandro Magalhaes Manteiga. Comparacao de Metodologias para Estimacao de Volatilidades para Calculo do VAR. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade de São Paulo, . 2002.
Orientador: Pedro Alberto Morettin.
5.   Soraya Oliveira de Sousa. Estimação Robusta no Modelo de Calibração. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2002.
Supervisor: Mônica Carneiro Sandoval.
6.   Waldemar A.S.C. Oliveira Jr. Testes Exatos em Modelos Heterocedásticos. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002.
Supervisor: Silvia Lopes de Paula Ferrari.
7.   Élcio Lebensztayn. Um estudo sobre condições para transição de fase no modelo de percolação em grafos. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2002.
Orientador: Fabio Prates Machado.

2001

1.   Arturo Zavala Zavala. Análise comparativa dos algoritimos EM e SIMEX nos modelos lineares mistos aplicados a análise de regressão com erros nas variáveis. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2001.
Orientadores: Heleno Bolfarine, Heleno Bolfarine.
2.   Gisela Tunes da Silva. Uso de modelos hierárquicos em análise de sobrevivência. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2001.
Orientador: Antonio Carlos Pedroso de Lima.
3.   Gustavo Gerard Toja Frachia. Estimação do Grau de Habilidade em Testes de Múltipla Escolha. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2001.
Orientador: Carlos Alberto de Braganca Pereira.
4.   Josué Macário de Figueiredo Rocha. Passeio aleatório com ramificação em um meio aleatório k-periódico. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2001.
Orientador: Fabio Prates Machado.
5.   PAULO TADEU MEIRA OLIVEIRA. ESTIMACAO E TESTES DE HIPÓTESE EM CALIBRACAO COMPARATIVA. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2001.
Orientadores: Heleno Bolfarine, Heleno Bolfarine.
6.   Thomas Logan Ritchie. Novas quotas inferiores para a probabilidade crítica do processo de percolação orientada por meio de cadeiras de markov numa faixa de multiplas vias. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2001.
Orientador: Vladimir Belitsky.

2000

1.   AIRLANE PEREIRA ALENCAR. Análise Preqüencial. Dissertação (Mestrado em Estatistica) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2000.
Orientador: Sergio Wechsler.
2.   André Samartini. Testes de Significância Bayesianos. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2000.
Orientador: Carlos Alberto de Braganca Pereira.
3.   Claudia Tureta Daré. Imputação de Dados através de Modelos de Curvas de Crescimento Polinomiais. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2000.
Orientador: Lucia Pereira Barroso.
4.   Fredy Walther Castellares Caceres. Modelo de Potts Diluido. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2000.
Orientador: Luiz Renato Gonçalves Fontes.
5.   Magen Danielle Infante Rojas. Densidades Preditivas no Modelo de Regressão Linear. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2000.
Orientador: Silvia Nagib Elian.
6.   Manoel Domingos Filho. Calibração absoluta estrutura sem a suposição de normalidadel. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2000.
Supervisor: Mônica Carneiro Sandoval.
7.   MARCELO LEME DE ARRUDA. Poisson, Bayes, Futebol e DeFinetti. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estatistica do IME-USP) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2000.
Orientador: Sergio Wechsler.
8.   Paulo de Tarso Rosa. Modelos de Credit Scoring. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2000.
Orientador: Carlos Alberto de Braganca Pereira.
9.   Roberta Blass Staub Oliveira. Detecção de problemas em instituições financeiras utilizando modelos estatísticos. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2000.
Orientador: Lucia Pereira Barroso.


(*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2020
Data de processamento: 13/07/2020 15:57:45