MAT - Departamento de Matemática

Trabalho de conclusão de curso de graduação



Número total de itens: 43

2018

1.   Cleber Ribiero Cruz. O ENSINO DE CONJUNTOS NUMÉRICOS: UM OLHAR PELA HISTÓRIA. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2018.
Orientador: Daniela Mariz Silva Vieira.
2.   Isabela Ruiz Cavalcanti Carvalho. Afetividade, crescimento, linguagem e currículo: aspectos da transição do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental.. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2018.
Orientador: David Pires Dias.
3.   Leonardo Delbo Nezeiro. Ensinando a gostar de matemática: o livro paradidático como instrumento de redução da rejeição. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2018.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.

2017

1.   Dercio Nhanombe. Algebras de Lie semisimples. (Graduação em Licenciatura) - Universidade Eduardo Mondlane, . 2017.
Orientador: Vyacheslav Futorny.
2.   Jaquellyne da Silva Barbosa. Educação Financeira no Ensino de Jovens e Adultos (EJA): uma proposta de minicurso com base nas vivências dos alunos. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2017.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
3.   Ramon de Souza Martins. As transformações Geométricas no Plano Cartesiano:uma proposta de ensino via translações e reflexões relativas a pontos. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2017.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
4.   Ricardo Angelo Monteiro Canale. Limites, possibilidades e potencialidades do WAR: O JOGO DA ESTRATÉGIA no ensino-aprendizagem da matemática. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2017.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

2016

1.   Marina Muniz Campelo. Uso de materiais manipuláveis no ensino de matemática. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2016.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.

2015

1.   Karen Cristine Ferreira Rosa. Interpretação de Gráficos Estatísticos no Ensino Médio. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2015.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
2.   Natacha Inachvili Cheda Vazquez. UM ESTUDO SOBRE A ABORDAGEM DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2015.
Orientador: Ana Paula Jahn.
3.   Silvana Ferreira de Souza. Tópicos de Geometria da Educação de Jovens e Adultos (EJA): atividades práticas na sala de aula. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2015.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

2014

1.   Adam Rudnik. Teoria espectral e operadores Ilimitados. (Graduação em Bacharelado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2014.
Orientador: David Pires Dias.
2.   Anderson Hideki Yamamura. Grupos de permutação e a solução do Enigma. (Graduação em Matemática Aplicada e Computacional Com Habilitação em Estatística Econômic) - Universidade de São Paulo, . 2014.
Orientador: Vitor de Oliveira Ferreira.
3.   Andrea de Cássia Alarcon Santos. Resolução de problemas com falta ou excesso de dados no ensino fundamental I. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2014.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

2013

1.   ALINE ARAUJO DE PAULA HANSEN. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM BASE NO RALI MATEMÁTICO. (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2013.
Orientador: Ana Paula Jahn.
2.   ANA PAULA COUTINHO KANNO NOGUEIRA. MATEMÁTICA COMERCIAL E FINANCEIRA COM A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO. (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2013.
Orientador: Ana Paula Jahn.
3.   Fernando Studzinski. Recobrimentos de superfícies de Riemann. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Cristian Andres Ortiz Gonzalez.
4.   Rafael Werneck Cinoto. Aprendendo Análise Combinatória com a Resolução Do Cubo Mágico. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2013.
Orientador: David Pires Dias.
5.   THAÍS DA SILVA GODOY ALKIMIN. USO DA CALCULADORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS E PROFESSORES. (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2013.
Orientador: Ana Paula Jahn.

2012

1.   Guilherme Silva Salomão. Órbitas Periódicas para Aplicações do Círculo. (Graduação em Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Ricardo dos Santos Freire Júnior.
2.   PATRÍCIA SIMÕES LUIS SILVA. EDUCAÇÃO INFANTIL: O USO DE JOGOS COOPERATIVOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2012.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
3.   Roberval Laes Alves Bandeira. Ensino de Funções: Uma abordagem histórica e exemplo de aplicação no Ensino Médio. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2012.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
4.   Thiago Henrique Moreira da Cruz. Topologias fraca e forte sobre espaços normados, uma comparação. (Graduação em Bacharelado em Matemática Aplicada) - Instituto de matemática e estatistica, . 2012.
Orientador: Leonardo Pellegrini Rodrigues.

2011

1.   William Neves de Oliveira. O Teorema de Frobenius e suas aplicacoes. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Paraná, . 2011.
Orientador: Cristian Andres Ortiz Gonzalez.

2010

1.   Elisa Padinha Campos. Teatro e educação matemática. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2010.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
2.   Marcello Santos Amadeo. Uma proposta de ensino de isomerias no Ensino Médio. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2010.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

2008

1.   Denis Andrighetti Pereira. Aula expositiva e o uso de material multi-midia. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2008.
Orientador: Cristina Cerri.

2007

1.   Andre Marchesini Gabrielli. Uma Proposta para o Ensino de Geometria Analítica. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2007.
Orientador: Cristina Cerri.
2.   Everson de Jesus Lapola Gomes dos Santos. Jogos no ensino: uma prática cuidados e efetiva. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Usp, . 2007.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
3.   Marilene Batista de Souza. Ensino a distância de Matemática: algumas experiências. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2007.
Orientador: Cristina Cerri.

2006

1.   Débora Regina Imafiko. Jogos e Brincadeiras para o Ensino de Geometria no Ensino Médio II. (Graduação em Matemática) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, . 2006.
Orientador: Pedro Luiz Fagundes.
2.   Rita de Cássia Pereira de Pinho. Desvendando a Geometria do GPS. (Graduação em Matemática) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, . 2006.
Orientador: Pedro Luiz Fagundes.
3.   Rodrigo Roque Dias. Métodos de análise não-standard em análise funcional. (Graduação em Ciências Moleculares) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006.
Orientador: Ricardo Bianconi.

2005

1.   Agma Martins Mota. Funções e Interdisciplinariedade. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Henrique Guzzo Junior.
2.   Aline Bosetti. A Matemática dos Mosaicos. (Graduação em Matemática) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, . 2005.
Orientador: Pedro Luiz Fagundes.
3.   Fernando César Tilger. 1000 Maneiras de Ensinar os Complexos. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

2003

1.   Ben Wilson. Conformal Lie algebras. Trabalho de Conclusão de Curso - The University of Sydney, . 2003.
Orientador: Vyacheslav Futorny.
2.   Mariana Cardozo Carnizello. Desmistificando os Números Complexos. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2003.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

2002

1.   Felipe Fugita. Construção do Cálculo Diferencial e Integral: Aspectos Biográficos. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2002.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
2.   Juliana Grassmann dos Santos. Teoria dos Jogos. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2002.
Orientador: Antonio Luiz Pereira.
3.   Márcio Ramos. Elípses: uma proposta de transposição didática utilizando a História da Matemática. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2002.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
4.   Patrícia de Oliveira Garcia. História da Notação Matemática: uma contribuição para a aprendizagem significativa no Ensino Fundamental. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2002.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

2000

1.   Helena Russano Alemany. A História da Matemática para o Ensino de N;umeros Complexos. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2000.
Orientador: Cristina Cerri.


(*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2019
Data de processamento: 10/09/2019 17:58:02