MAP - Departamento de Matemática Aplicada

Alexandre Megiorin Roma

Bacharel em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo (1987), Mestre em Ciência Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1991), Mestre e Doutor em Matemática pela New York University (1993,1996). Professor da Universidade de São Paulo, Departamento de Matemática Aplicada, desde 1988. Interessa-se por Modelagem Matemática e Simulação Computacional com ênfase em Dinâmica de Fluidos Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: escoamentos incompressíveis, escoamentos multifásicos, Método da Fronteira Imersa e aplicações, interação fluido-estrutura e métodos numéricos adaptativos para resolução de equações a derivadas parciais. (ORC ID https://orcid.org/0000-0001-8737-8011 | Web of Science ResearcherID G-9538-2012) (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4149882391730362 (12/11/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Matemática Aplicada. Rua do Matao 1010. Cidade Universitária 05508090 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30916136 Ramal: 6144 Fax: (11) 30916131 URL da Homepage: http://www.ime.usp.br/~roma
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Matemática
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (14)
    1. 2012-2014. Resolucao Numerica das Equacoes que Modelam Escoamentos Multifasicos (CNPq # 309433/2011-8, PQ-2)
      Descrição: No projeto ora proposto, aprofundaremos ainda mais nossa pesquisa visando ao desenvolvimento de uma metodologia numérica híbrida de acompanhamento e de captura de interface para simular computacionalmente de forma eficiente e detalhada escoamentos incompressíveis multifásicos de fluidos imiscíveis. Em nossa abordagem, empregamos uma combinação de técnicas e de métodos variados destacando-se dentre eles os métodos de curva de nível, da fronteira imersa e técnicas de refinamento adaptativo de malhas, tanto da malha euleriana , utilizada na discretização das equações que modelam o escoamento dos fluidos, quanto da malha lagrangiana, utilizada na discretização das interfaces entre eles. Enfatizaremos duas frentes principais de trabalho: na primeira, continuaremos o estudo de escoamentos envolvendo o transporte e interações de bolhas (gotas) entre si e delas com o fluido ambiente ao redor, sua fragmentação, sua coalescência e a ação de surfactantes. Além disso, iniciaremos uma segunda frente na qual investigaremos questões numéricas importantes em conexão a algumas aplicações de especial interesse e, em particular, àquelas envolvendo escoamentos incompressíveis de fluidos não-newtonianos a baixíssimos Reynolds - aumentando assim o escôpo de nossa pesquisa. São exemplos desta segunda frente escoamentos poliméricos e da locomoção de microorganismos. Dentre outros, a proposta aqui descrita relaciona-se mais estreitamente aos projetos "Simulação Computacional da Fluidodinâmica de Escoamentos Multifásicos (CNPq # 307348/2008-3, Produtividade em Pesquisa) e "Simulação Computacional Detalhada da Interação Fluido-Estruturas Imersas (CNPq # 400140/2010-1, Pesquisador Visitante).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alexandre Megiorin Roma - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Alexandre Megiorin Roma.
    2. 2012-Atual. Desenvolvimentos Computacionais Aplicados a Processos de Refino - Escoamentos Multifasicos
      Descrição: O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de técnicas e métodos numéricos e uma implementação de um "software" para a simulação computacional de escoamentos multifásicos de fluidos utilizando plataformas multiprocessadas aplicadas ao refino de petróleo. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alexandre Megiorin Roma - Integrante / Antônio Castelo Filho - Coordenador / Leandro Franco de Souza - Integrante / Fabrício Simeoni de Sousa - Integrante / Adenilso da Silva Simão - Integrante / Helton Hideraldo Bíscaro - Integrante.
      Membro: Alexandre Megiorin Roma.
    3. 2012-Atual. Desenvolvimento de uma modelagem da combustao em escoamento turbulento baseada em tecnica euleriana/lagrangiana.
      Descrição: Serão realizados estudos de processos de combustão em escoamentos turbulentos visando o desenvolvimento de modelos computacionais. Pretendes-se dotar a ferramenta computacional desenvolvida na Fase I do projeto de novas capacidades que implementam estes modelos e que permitam simular, adequadamente, processos de combustão turbulenta em situações mais complexas do eque as consideradas na primeira fase. Estas situações envolvem, por exemplo, o uso de combustíbeis líquidos sob a forma de aerosol, a presença de paredes, a formação de fuligem e o transporte de enrgia radiante no meio.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Alexandre Megiorin Roma - Integrante / Aristeu da Silveira Neto - Coordenador / Joao Marcelo Vedovoto - Integrante.
      Membro: Alexandre Megiorin Roma.
    4. 2012-Atual. Desenvolvimentos Matematicos e Numericos em Escoamentos Bifasicos Aplicados a Processos de Refino: Escoamentos Tipo Coluna de Bolhas
      Descrição: Visando à análise fina da dinâmica de escoamentos com bolhas em diversas situações de interesse prático, será dada continuidade às investigações de modelos matemáticos, de metodologias numéricas e de técnicas computacionais necessários ao desenvolvimento de códigos computacionais para simular de maneira eficiente escoamentos incompressíveis bifásicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alexandre Megiorin Roma - Integrante / Aristeu da Silveira Neto - Coordenador / Millena Martins Villar - Integrante / Franco Barbi - Integrante.
      Membro: Alexandre Megiorin Roma.
    5. 2012-Atual. Modelagem matematica de escoamentos turbulentos reativos, bifasicos e com interacao fluido-estrutura
      Descrição: Formar pessoal especializado em CFD (Dinâmica dos Fluidos Computacional). Utilizar e desenvolver metodologias modernas de modelagem da turbulência para análise de problemas industriais. Desenvolver metodologias alternativas para a análise de problemas envolvendo escoamentos turbulentos sobre geometrias complexas. Desenvolver uma metodologia para análise de escoamentos complexos em domínios de fronteiras móvies. Analisar numericamente problemas de transição à turbulência. Desenvolver metodolgoia de modelagem da combustão turbulenta. Desenvolver metodologia de escoamentos bifásicos para o tratamento de escoamentos anulares e estraficados assim como da transição entre eles. Desenvolver metodologia de modelagem de escoamentos bifásicos para tratamento de escoamentos tipo aspersão de gotas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alexandre Megiorin Roma - Integrante / Aristeu da Silveira Neto - Coordenador / Millena Martins Villar - Integrante / Felipe Pamplona Mariano - Integrante / Joao Marcelo Vedovoto - Integrante / Márcio Ricardo Pivello - Integrante / Elie Luis Martínez Padilla - Integrante / Domingos Alves Rade - Integrante / Odenir de Almeida - Integrante / Henry França Meier - Integrante / Leonardo de Queiroz Moreira - Integrante / Luis Fernando Figueira da Silva - Integrante.
      Membro: Alexandre Megiorin Roma.
    6. 2010-2012. Simulacao numerica e experimentacao aplicadas a Dinamica dos Fluidos
      Descrição: Formar pessoal especializado em CFD (Dinâmica dos Fluidos Computacional) assim como em experimentação: no Brasil, carece-se muito de pessoal especializado nesta área científica, em especial no que se refere à modelagem e à utilização de modelos de turbulência. Utilizar e desenvolver metodologia modernas de modelagem da turbulência para análise de problemas industriais: esse projeto é de interesse de empresas como a EMBRAER e PETROBRAS, no sentido de geração de conhecimento sobre como utilizar consistentemente as metodologias de modelagem para a solução de problemas práticos. Desenvolver metodologias alternativas para a análise de problemas envolvendo escoamentos turbulentos sobre geometrias complexas: geometrias genéricas; geometrias compostas por múltiplos corpos; escoamentos sobre corpos vibrantes problemas de interação fluido-estrutura. A metodologia de fronteira imersa com modelo físico virtual foi proposta e esta sendo desenvolvida pelo grupo proponente do presente projeto. Valor do projeto: R$ 50.000,00. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alexandre Megiorin Roma - Integrante / Aristeu da Silveira Neto - Coordenador.
      Membro: Alexandre Megiorin Roma.
    7. 2010-2010. Simulacao computacional detalhada da interacao fluido-estruturas imersas
      Descrição: O projeto de pesquisa proposto criou condições para permitir a visita ao IME-USP do Dr. Hector D. Ceniceros do Departamento de Matemática da Universidade da Califórnia, Santa Bárbara. Dr. Ceniceros é um colaborador de longa data e durante sua visita pretendemos intensificar nosso trabalho conjunto de orientação e pesquisa. O foco central desta colaboração é o desenvolvimento de metodologias numéricas eficientes que possam ser empragadas para melhor compreender e prever detalhadamente, via simulação computacional, a fluidodinâmica da interação entre escoamentos bifásicos newtonianos (e não newtonianos) e estruturas neles imersas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alexandre Megiorin Roma - Coordenador / Hector D. Ceniceros - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Alexandre Megiorin Roma.
    8. 2009-2012. Simulacao numerica de escoamentos tridimensionais em malhas adaptativas refinadas localmente empregando modelos de campo de fase
      Descrição: 1. Simular numericamente escoamentos multifásicos, tais como a separação dos componentes de uma mistura, a deformação de gotas sob cisalhamento, instabilidades como as de Kelvin-Helmholtz, a coalescência e a ruptura de gotas e a camada de mistura entre diferentes tipos de fluidos. 2. Comparar métodos numéricos na solução de equações diferenciais parciais e de sistemas de equações lineares. 3. Implementar modelos similares ao Modelo H. .. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Alexandre Megiorin Roma - Integrante / Hector D. Ceniceros - Integrante / Rudimar Luiz Nós - Coordenador.
      Membro: Alexandre Megiorin Roma.
    9. 2009-2011. Simulacao Computacional da Fluidodinamica de Escoamentos Multifasicos (CNPq #307348/2008-3, PQ-2)
      Descrição: Pesquisa e desenvolvimento de uma metodologia numérica híbrida "front-tracking/front-capturing" para simular computacionalmente de forma eficiente e detalhada escoamentos multifásicos de fluidos imiscíveis. Alguns ingredientes são "level-set method", "immersed boundary method" e o uso de refinamento adaptativo de malhas. Ênfase será dada a escoamentos contendo bolhas: interação, fragmentação e coalescência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (4) . Integrantes: Alexandre Megiorin Roma - Coordenador / Aristeu da Silveira Neto - Integrante / Hector D. Ceniceros - Integrante / Millena Martins Villar - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Alexandre Megiorin Roma.
    10. 2009-2011. Aquisicao de equipamentos para pesquisa em CFD aplicada a processos de refino para o Laboratorio de Mecanica dos Fluidos da FEMEC-UFU
      Descrição: Fortalecimento da infraestrutura de equipamentos para o desenvolvimento de capacitação e especialização para pesquisa e desenvolvimento de modelos matemáticos e numéricos aplicados à Dinâmica dos Fluidos Computacional, com aplicações em processos de refino de petróleo. Tem-se em vista a simulação numérica de escoamentos multifásicos e turbulentos, associados aos processos físicos comuns na indústria de refino de petróleo. Tem-se ainda como objetivo do presente projeto o uso de sistemas de processamento paralelo para a análise numérica de escoamentos de interesse para a área de refino de petróleo. Valor do projeto: R$ 800.000,00.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alexandre Megiorin Roma - Integrante / Aristeu da Silveira Neto - Coordenador / Carlos Roberto Ribeiro - Integrante / Elie Luis Martínez Padilla - Integrante.
      Membro: Alexandre Megiorin Roma.
    11. 2008-2011. Desenvolvimento de modelagem matematica para analise de escoamentos bifasicos anulares
      Descrição: Pesquisas de modelos matemáticos, de metodologias numéricas e de técnicas computacionais necessários ao desenvolvimento de códigos computacionais para simular de maneira eficiente escoamentos incompressíveis bifásicos, visando a análise fina da dinâmica de escoamentos anulares em diversas situações de interesse prático. Os pontos de partida serão os códigos computacionais para tais escoamentos em duas e em três dimensões desenvolvidos conjuntamente no LTCM-FEMEC-UFU e no IME-USP. Tais códigos empregam a formulação matemática baseada em variáveis primitivas (velocidade e pressão) cuja discretização espacial é realizada em malhas cartesianas bloco-estruturadas contendo refinamento adaptativo. O uso desse tipo de discretização espacial permite incrementar a acurácia da solução numérica em regiões do escoamento de especial interesse (e.g. ao redor de interface, em regiões de alta vorticidade e/ou turbulência). Um primeiro objetivo central é estender o código bidimensional serial atual de maneira a fragmentação/coalescência da interface de separação entre as fases e de interações do tipo fluido bifásico e paredes próximas. Além disso, o código será estendido de forma a também permitir simulação computacional da ação de surfactantes. Pretende-se comparar, quando possível, os resultados numéricos bidimensionais com resultados experimentais obtidos em laboratório e/ou com resultados encontrados na literatura. Um segundo objetivo central é o avanço no desenvolvimento de um código tridimensional serial. Para isto, partir-se-á de códigos computacionais existentes ou em desenvolvimento no LTCM-FEMEC-UFU e no IME-USP. Mais especificamente, partir-se-á de: (i) um código adaptativo e (ii) de um código serial que integra as equações do movimento do ponto de vista lagrangiano e que discretizam as interfaces de separação entre as fases. Esse código tem implementada uma função indicadora de fluidos, componente responsável por discernir as duas fases entre si.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Alexandre Megiorin Roma - Integrante / Ana Lúcia Fernandes de Lima e Silva - Integrante / Aristeu da Silveira Neto - Coordenador / Millena Martins Villar - Integrante / José Eduardo de Oliveira - Integrante.
      Membro: Alexandre Megiorin Roma.
    12. 2008-2011. Desenvolvimento de Modelagem Matematica para Analise de Escoamentos Bifasicos em Dispositivos Distribuidores em Torres de Destilacao
      Descrição: Pesquisa de modelos matemáticos, de metodologias numéricas e de técnicas computacionais necessários ao desenvolvimento de códigos computacionais para simular de maneira eficiente escoamentos incompressíveis bifásicos, visando à análise detalhada da dinâmica e da estabilidade de cortinas de líquido e sua quebra em gotas. Os pontos de partida serão os códigos computacionais para tais escoamentos em duas e três dimensões desenvolvidos conjuntamente no LTCM, FEMEC-UFU, e no IME-USP. Tais códigos empregam a formulação matemática baseada em variáveis primitivas (velocidade pressão) cuja discretização espacial é realizada em malhas cartesianas bloco-estruturadas contendo refinamento adaptativo. O uso desse tipo de discretização espacial permite incrementar a acurácia da solução numérica em regiões do escoamento de especial interesse (e.g. ao redor de interfaces, em regiões de alta vorticidade e/ou turbulência). Um primeiro objetivo central é o de estender o código bidimensional serial atual de maneira a coferir-lhe características que possibilitem obter uma ferramenta numérica para analisar escoamentos do tipo cortina de líquido e estudar a dinâmica que leva à fragmentação da interface. Pretende-se comparar, quando possível, os resultados numéricos bidimensionais com resultados experimentais obtidos em laboratório e/ou com resultados encontrados na literatura. Um segundo objetivo central é o avanço no desenvolvimento de um código tridimensional serial. Para isto, partir-se-á de códigos computacionais existentes ou em desenvolvimento no LTCM, FEM-UFU e no IME-USP. Mais especificamente, partir-se-á de (i) um código que resolve as equações de Navier-Stokes em malhas tridimensionais com refinamento adaptativo e (ii) de um código serial que integra as equações do movimento dos pontos lagrangianos que discretizam as interfaces de separação entre as fases e que tem implementada um função indicadora de fluidos, componente responsável por discernir as duas fases entre si.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Alexandre Megiorin Roma - Integrante / Ana Lúcia Fernandes de Lima e Silva - Integrante / Aristeu da Silveira Neto - Coordenador / Millena Martins Villar - Integrante / Carlos Roberto Ribeiro - Integrante / José Eduardo de Oliveira - Integrante.
      Membro: Alexandre Megiorin Roma.
    13. 2007-2007. Metodos Adaptativos para Escoamentos Multifasicos via Campos de Fase (FAPESP #06/57099-5, Professor Visitante)
      Descrição: Visita do professor Dr. Hector D. Ceniceros da University of California at Santa Barbara para continuar o trabalho de pesquisa em esquemas numéricos adaptativos para simular computacionalmente escoamentos multifásicos empregando modelos de campo de fase. Além disso, ProfessorCeniceros ministrou uma disciplina de pós-graduação sobre escoamentos multifásicos e escoamentos com superfícies livres (seis semanas de duração), proferiu palestra no Colóquio do Departamento de Matemática Aplicada, participou de uma de banca examinadora e exerceu atividades de coorientação do aluno Rudimar Luiz Nós, a quem ele coorientou oficialmente como orientador cadastrado na CPG do IME-USP. Cerca de R$ 21.000,00 foram obtidos para a execução deste projeto (01/Janeiro - 31/Março, 2007).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Alexandre Megiorin Roma - Coordenador / Hector D. Ceniceros - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Alexandre Megiorin Roma.
    14. 2005-2008. Simulacao Numerica de Escoamentos Multifasicos Complexos via Refinamento Adaptativo de Malhas (FAPESP #04/13781-1, Auxilio a Pesquisa)
      Descrição: pSimulação computacional da dinâmica de escoamentos multifásicos bi- e tri-dimensionais visando: (1) a compreensão de fenômenos que antecedem a mistura de fases em escoamentos inicialmente estratificados e (2) o processo de separação de fases em escoamentos inicialmente "homogêneos". As técnicas numéricas empregadas são Front-tracking, Level Set Method e Phase Field Modeling. O projeto envolve basicamente a compra de dois computadores e de software. Valor aproximado: US$ 9,800.00 para importar equipamento e softwares e R$ 34.500,00 para material permanente nacional e pagamento de serviço de terceiros. (Linha de Fomento: Auxílio Pesquisa - Regular).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Alexandre Megiorin Roma - Coordenador / Aristeu da Silveira Neto - Integrante / Hector D. Ceniceros - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 3
      Membro: Alexandre Megiorin Roma.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Professor Homenageado, Alunos formandos, Bacharelado de Matemática Aplicada, IME-USP... 2013.
      Membro: Alexandre Megiorin Roma.
    2. Professor Homenageado, Alunos formandos, Bacharelado de Matemática Aplicada, IME-USP... 2010.
      Membro: Alexandre Megiorin Roma.
    3. Produtividade em Pesquisa - PQ-2, CNPq.. 2009.
      Membro: Alexandre Megiorin Roma.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (16)
    1. Seventh M.I.T. Conference on Computational Fluid and Solid Mechanics ? Focus: Multiphysics Multiscale. Three Dimensional Front-Tracking Approach for Insoluble Surfactant Convection-Diffusion Equation Along a Moving Interface. 2013. (Congresso).
    2. CWB 2010 - II Congresso de Matemática e Suas Aplicações. Simulação Computacional da Fluidodinâmica de Interfaces Imersas. 2010. (Congresso).
    3. II ICMC Summer Meeting on Differential Equations.A hybrid two-phase flow method employing computational geometry tools. 2008. (Encontro).
    4. VIII ERMAC / VIII SEMAT.O método da fronteira imersa em dinâmica de fluidos computacional. 2008. (Encontro).
    5. Mecânica de Fluidos Computacional: Escoamentos Multifásicos e Interações Fluido-estrutura.Métodos de Fronteiras Imersas. 2007. (Oficina).
    6. Simpósio de Matemática para a Graduação 2006.O método da fronteira imersa aplicado a problemas em biomedicina. 2006. (Simpósio).
    7. III Jornada da Matemática para Graduação.Método da fronteira imersa para fluidos: aplicações em hemodinâmica cardíaca. 2002. (Encontro).
    8. Simpósio de Matemática para a Graduação.Modelagem e simulação de válvulas cardíacas no contexto do método da fronteira imersa. 2002. (Simpósio).
    9. V Encontro de Matemática da Universidade Braz Cubas.método da fronteira imersa para fluidos: aplicações em hemodinâmica cardíaca. 2002. (Encontro).
    10. Colóquio do Departamento de Matemática Aplicada do MAP / IME-USP.Siimulações cardíacas no contexto do método da fronteira imersa. 2001. (Outra).
    11. Palestra na Faculdade de Engenharia Mecânica, LTCM, UFU.Simulações cardíacas no contexto do método da fronteira imersa. 2001. (Outra).
    12. Primeiro Workshop de Ensino à Distância na USP. 2001. (Oficina).
    13. SIAM Annual Meeting.Heart simulations in the context of the adaptive mesh refinement immersed boundary method. 2001. (Encontro).
    14. Colóquio do Departamento de Matemática da PUC do RIO.Um método numérico para simular problemas em biofluido dinâmica com aplicação à modelagem do coração. 2000. (Outra).
    15. Mostly Biomathematics Lunchtime Seminar, CIMS-NYU.An AMR (adaptive mesh refinement) immersed boundary method: an overview, and its potential applications to the heart problem. 2000. (Outra).
    16. Workshop on Computational Hemodynamics of the uman Cardiovascular System.The immersed boundary method and cardiac hemodynamics simulations. 2000. (Oficina).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. ROMA, A. M.. Oficina de Trabalho Mecânica de Fluidos Computacional: Escoamentos Multifásicos e Interações Fluido-estrutura (01-02/Fevereiro). 2007. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2020
    Data de processamento: 13/07/2020 16:09:00