IME-USP

Inscrições abertas: 14º Latin American Theoretical Informatics Symposium

Entre os dias 5 a 8 de janeiro de 2021, acontece o 14º Latin American Theoretical Informatics Symposium. Previsto para acontecer em maio de 2020 no campus da Universidade de São Paulo, o evento foi adiado devido à crise pandêmica da Covid-19. Nesta edição, todas as atividades ocorrerão virtualmente.

A cada edição, o simpósio seleciona e premia os artigos mais relevantes da área de computação.

A programação já está disponível e o evento contará com palestras de Nikhil Bansal (Centrum Wiskunde & Informatica – NL), Maria-Florina Balcan (Carnegie Mellon University – EUA), Maria Chudnovsky (Princeton University – EUA), Eduardo Sany Laber (PUC-RIO – BR), Bianca Zadrozny (IBM Research Brazil – BR), Alexander Razborov (University of Chicago – EUA), Luca Trevisan (Università Bocconi – IT) e Nicole Immorlica (Microsoft Research – EUA). As inscrições estão disponíveis pelo site oficial, lugar em que os interessados encontram mais informações.

Prêmio Imre Simon

Além das palestras, o evento traz o Imre Simon Award, distinção em memória do professor Imre Simon (1943 – 2009), um dos pioneiros da Ciência de Computação no Brasil e cofundador do LATIN. A cada conferência, o prêmio é concedido ao artigo mais influente dentre todos os publicados no LATIN Proceedings nos últimos dez anos, selecionado por um Comitê, que inclui docentes de diversos países.

Sobre o LATIN

O LATIN (Latin American Theoretical Informatics) nasceu em 1992, quando um grupo de pesquisadores Latino-americanos, sob a liderança de Imre Simon (IME/USP), lançou o primeiro de uma série de simpósios em teoria da computação, a serem organizados a cada três anos na América Latina. Desde 1998, esta série de eventos ocorre a cada dois anos: Valparaíso, Chile (1995); Campinas (1998); Punta del Este, Uruguai (2000); Cancun, México (2002); Buenos Aires, Argentina (2004); Valdívia, Chile (2006); Búzios (2008); Oaxaca, México (2010); Arequipa, Peru (2012); Montevideu, Uruguai (2014); Ensenada, México (2016); e Buenos Aires, Argentina (2018).