Atenção ao Calendário USP e orientações enviadas pela Seção de Alunos, por e-mail.

Estejam atentos aos prazos!

 

Prováveis Formandos do 1o Semestre de 2019

Aos alunos que, pela sua contagem, concluírão o curso neste primeiro semestre de 2019, pedimos a gentileza de comparecer na Seção de Alunos entre os dias 23/04 a 03/05 (dias úteis, em horário de atendimento), para preencher / entregar o formulário de Provável Formando para análise quanto a possível conclusão do curso no atual semestre ("contagem de créditos").
 
Formulários:
 
 

Solicitações de matrícula fora de prazo

 
O Serviço de Graduação, juntamente com a Comissão de Graduação do IME, informa que, conforme decidido na 326ª sessão da CG de 21/03/2018, não serão aceitos requerimentos de matrícula fora de prazo.
 
 

Requerimento de matrícula em menos de 12 créditos-aula

 
Informamos que os alunos que ficarem com a(s) matrícula(s) PENDENTE(S) por terem solicitado matrícula em menos de 12 créditos-aula, precisam preencher um requerimento específico, que será analisado pela Coordenação do Curso.
As datas de preenchimento são informados pela Seção de Alunos a cada semestre.
 
Conforme o Regimento Geral da USP:
 
Artigo 73 – Em cada período letivo, a carga horária mínima para a matrícula não poderá ser inferior a doze horas/aula semanais, excetuados os casos de matrículas para conclusão de curso, os de impedimento decorrente de reprovações em “disciplinas requisito” e os de força maior, assim considerados segundo critério da CG da Unidade.
 
Aproveitamento de Estudos
 
Os meses para preenchimento de requerimento de Aproveitamento de Estudos para os alunos veteranos são: janeiro, julho e dezembro.
 
Pedimos a gentileza de trazer (obrigatório trazer se for disciplina externa à USP) o histórico escolar destacando a aprovação da(s) disciplina(s) cursada(s), lembrando de trazer uma cópia para cada departamento, se for solicitar dispensa de diferentes departamentos, como também a ementa da(s) disciplina(s) cursada(s), se tiverem sido cursadas fora do IME.
Em caso de dúvidas, por favor, consulte o Serviço de Graduação.
 

Introdução à Ciência da Computação com Python

Curso de Introdução à Ciência da Computação destinado aos alunos regulares da Universidade de São Paulo e a todos os demais interessados em aprender não só a programar em Python mas também os conceitos básicos da Ciência da Computação. O curso não possui pré-requisitos e foi elaborado pelo professor Fabio Kon com o apoio dos professores José Coelho de Pina e Carlos Hitoshi Morimoto, todos do Departamento de Ciência da Computação do IME-USP.

COURSERA

Conceitos - Parte 1

Professor Fabio Kon
Departamento de Ciência da Computação - IME

COURSERA

Conceitos - Parte 2

Professor Fabio Kon
Departamento de Ciência da Computação - IME

python 1 python 2
 
 

Matemática - Logaritmos

UNIVESP TV 2016

Aula 09 - Logaritmos (parte 1)

Professor Claudio Possani
Universidade Virtual do Estado de São Paulo

UNIVESP TV 2016

Aula 10 - Logaritmos (parte 2)

Professor Claudio Possani
Universidade Virtual do Estado de São Paulo

 

 

Matemática - Trigonometria

UNIVESP TV 2016

Aula 22 - Trigonometria (parte 1)

Professor Pedro Luiz Fagundes
Universidade Virtual do Estado de São Paulo

UNIVESP TV 2016

Aula 23 - Trigonometria (parte 2)

Professor Pedro Luiz Fagundes
Universidade Virtual do Estado de São Paulo

As vagas para os cursos de graduação da USP são preenchidas por meio de um exame vestibular coordenado pela FUVEST. A prova divide-se em duas etapas, sendo que a primeira fase é eliminatória (ou seja, a nota não entra para a contagem final, apenas é utilizada para selecionar os alunos que irão para a segunda fase) e a segunda, classificatória. 

Ao se inscrever, o aluno opta por uma carreira (as carreiras estão disponíveis no Manual do Candidato 2018), dentro da qual poderá elencar os cursos de acordo com sua preferência (primeira opção, segunda opção, etc). Baseado nessa opção de carreira, será  calculada a nota de corte (nota mínima para o candidato ser selecionado para a segunda fase) e será determinado o perfil da prova de habilidades específicas. 

A prova da primeira fase é realizada em um único dia e constituída por 90 questões de múltipla escolha. Nessas questões serão cobradas as matérias do núcleo comum do Ensino Médio (Português, Matemática, História, Física, Geografia, Química, Biologia, Inglês), sendo que algumas questões são interdisciplinares.         

Já na segunda fase, são três provas realizadas em três dias seguidos, e as questões são todas dissertativas. Na prova do primeiro dia são 10 questões de interpretação de texto, gramática e literatura, e também a redação. No segundo dia, 20 questões sobre as mesmas disciplinas da primeira fase – todas com peso igual, independente do curso. A prova do terceiro dia é a única que varia de acordo com a carreira escolhida – são 12 questões sobre as habilidades específicas.

 

Saiba mais:

 

 

 

 

 

Transferência externa

A FUVEST é responsável pelas provas de transferências externas. A USP aceita transferência voluntária de estudantes de curso superior de graduação, condicionada à existência de vagas e aprovação em processo seletivo segundo normas estabelecidas pelo Conselho de Graduação. A divulgação do edital de transferência ocorre anualmente, em geral no mês de maio.

Para mais informações sobre o vestibular e as provas de transferências externas, consulte o site da Fuvest.

PEP - Programa Ensinar com Pesquisa

Visa incentivar docentes e alunos a investirem no desenvolvimento de projetos de pesquisa de iniciação científica que tratem de temáticas voltadas ao aperfeiçoamento e à qualificação do estudante o que, consequentemente, resultará na melhoria dos cursos de graduação. Nesse contexto, os projetos de pesquisa devem ter como objetivo principal valorizar e qualificar o ensino de graduação praticado na Universidade de São Paulo.

(Programa indisponível no momento)

PEEG - Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação

Tem como objetivo incentivar alunos de graduação a aperfeiçoarem os estudos em uma área de conhecimento de maior interesse, por meio do desenvolvimento de atividades supervisionadas de ensino.


PAPFE - Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil

Administrado pela Superintendência de Assistência Social (SAS), integra a política de permanência implantada na Universidade, com ações uniformes em todos os campi da USP, voltadas para alunos de graduação com dificuldades socioeconômicas para se manter na Universidade.

(Programa indisponível no momento)

PRÓ-EVE - Programa de Apoio à Realização e Participação em Eventos Voltados à Graduação

Tem como objetivo estimular o engajamento dos estudantes em atividades extracurriculares que auxiliem sua formação integral.

Normas

PRÓ-INT - Programa de Apoio à Internacionalização da Graduação

Visa apoiar o projeto de internacionalização nas Unidades, destinando recursos financeiros para a participação de estudantes em eventos ou atividades acadêmicas no exterior.

Normas

Subcategorias