virada-cientifica

- Virada Científica da USP terá mais de 100 atrações
Instituto de Matemática e Estatística terá 21 atividades de destaque

O Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP) organizará 21 atividades de destaque na primeira edição da VIRADA CIENTÍFICA – evento que acontece no dia 11 de outubro, em diversas unidades da USP da capital. Confira abaixo a programação do IME:

• MATEMATECA - das 10h30 às 18h30 - Divertido, bonito e instigante acervo de objetos interativos que ilustram várias áreas da matemática.
  • CANTO DA ESTATÍSTICA - das 10h às 18h - Experimentos estatísticos diversos no meio do corredor.
  • AS MUITAS FACES DA MATEMÁTICA - das 10h30 às 17h - Série de palestras sobre matemática, estatística e computação, suas diversas aplicações e relações com o cotidiano.
    • 10h30-10h55 Xadrez e Matemática
    • 11h00-11h25 Libertando os clones em um tabuleiro de xadrez
    • 11h30-11h55 Visão computacional para enxergar além do tsunami de dados
    • 12h00-12h25 A Estatística descobrindo o genoma
    • 14h00-14h25 Previsão do tempo e Matemática
    • 14h30-14h55 Inteligência Artificial - sucessos e incompreensões
    • 14h30-15h20 Desafios matemáticos e computacionais da neurociência
    • 15h00-15h25 A Matemática das eleições proporcionais
    • 15h30-15h55 Como virar um colchão... e o que isso tem a ver com Álgebra
    • 15h30-15h55 Como um brasileiro ganhou a Medalha Fields, o maior prêmio de pesquisa matemática
    • 16h00-16h25 Forma do Universo e Matemática
    • 16h00-16h25 Dados ou informações? Estatística e a incerteza que nos fascina
    • 16h30-16h55 Quantos infinitos existem?
    • 16h30-16h55 Como funcionam os códigos de barras?
    • 17h00-17h50 Liberdade do Conhecimento: do Copyright ao Software Livre
  • COMO SER UM CIENTISTA - das 18h às 18h50 - A mistura de palestra e show de mágica tem o objetivo de mostrar o que é ser um cientista. Características como curiosidade, intuição e leitura eficaz de dados são ilustradas com números de mágica.
  • PIPA E JOGOS DE TABULEIRO - das 9h às 12h (jogos) e das 14h às 17h (jogos e pipa) - Em dois workshops diferentes, o visitante pode desenvolver seu próprio jogo de tabuleiro ou ainda construir uma pipa tetraédrica. Ao final, os brinquedos podem ser levados para casa. Idade mínima: 14 anos

A VIRADA CIENTÍFICA terá 24 horas de duração, com início às 8h do dia 11 de outubro. A entrada é franca para todas as atrações e não há restrição de idade e público. Serão realizadas mais de 100 atividades, entre oficinas, experimentos, shows, jogos, palestras, sessões de cinema e de planetário – boa parte delas voltadas às crianças.

Na capital, as atividades ocorrerão em diversas unidades da Cidade Universitária, no Instituto Butantan, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), na Faculdade de Medicina (Zona Oeste), na Casa de Dona Yayá, no Centro Universitário Maria Antonia (Centro) e no Parque CienTec (Zona Sul).

Vários museus paulistanos também estarão abertos ao público com entrada franca: Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC), Museu de Arqueologia e Etnologia, Museu de Anatomia Veterinária, Museu Oceanográfico, museus do Instituto Butantan e Museu de Geociências.

Fora da capital, três unidades da USP participarão da VIRADA CIENTÍFICA: a Escola de Engenharia de Lorena, o Museu Republicano "Convenção de Itu", ambos no interior, e o Engenho dos Erasmos, no litoral. A expectativa de público é de 10 mil participantes. Dentro da Cidade Universitária, haverá reforço no policiamento e serão disponibilizados ônibus para facilitar o deslocamento dos participantes. Parte dos restaurantes estará em funcionamento no dia do evento. Programação completa no site www.prceu.usp.br/viradacientifica.

Veja as fotos