A LASCON 2016 (Latin American School on Computational Neuroscience) é a sexta edição da única escola sobre neurociência computacional da América Latina e uma das principais do mundo (www.sisne.org/lascon).

Esta edição da LASCON é uma atividade do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID-NeuroMat). A LASCON 2016 está ocorrendo no prédio do NUMEC - Sede do CEPID NeuroMat no IME-USP entre 3 e 29 de janeiro.

O objetivo da LASCON é fornecer a estudantes de pós-graduação, pós-docs e estudantes de graduação avançados uma introdução a métodos matemáticos e computacionais de modelagem e análise de neurônios e redes de neurônios. Esses métodos são ensinados aos alunos em aulas práticas com o uso de programas como neuroConstruct, NEURON, NEST, MATLAB, BRIAN e the Virtual Brain, de ampla utilização pela comunidade científica internacional. O corpo docente (professores e tutores) da escola é composto por pesquisadores brasileiros e estrangeiros com grande experiência em neurociência computacional e no uso dos programas citados acima. A escola terá a duração de um mês (03/01-29/01) e as atividades consistirão de aulas teóricas e palestras nas manhãs, tutoriais práticos nas tardes e exercícios computacionais e desenvolvimento de projetos pelos estudantes nas noites. Os temas cobertos serão:modelos biofisicamente detalhados para neurônios e redes de neurônios; modelos simplificados para neurônios e redes de neurônios; plasticidade sináptica e memória; dinâmica neural; análise de trens de disparo; conectômica; modelos estocásticos em neurociência; e psiquiatria computacional. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo terá que desenvolver um projeto sobre um dos temas tratados na escola. No último dia da escola, os estudantes apresentarão os resultados finais dos seus projetos em seminários de 15 minutos.