Grupo de pesquisa em Probabilidade e Processos Estocásticos oferece bolsas de iniciação científica

Inscrições abertas até o dia 8 de julho de 2022

O Grupo de pesquisa em Probabilidade e Processos Estocásticos do IME, por meio do Projeto Temático FAPESP “Modelagem estocástica de sistemas interagentes”, está oferecendo bolsas de iniciação científica.

Além da condução de pesquisas em nível de iniciação científica, o Grupo pretende facilitar a inclusão dos bolsistas no meio acadêmico com vistas à continuidade dos estudos no mestrado e doutorado. As bolsas, no valor de R$ 800,10 e com duração de pelo menos 12 meses, são direcionadas para estudantes regulares de qualquer curso de graduação da USP. Para se candidatar, envie um email para neves@ime.usp.br até 8 de julho de 2022 com um breve texto de apresentação (motivação e indicação de professores com os quais gostaria de trabalhar) e histórico escolar atualizado. O resultado do processo seletivo será divulgado até 15 de julho de 2022.

O grupo de Probabilidade e Processos Estocásticos do estado de São Paulo, consolidado nos departamentos de Estatística e Matemática da USP, Unicamp, UFSCar e UFABC, possui visibilidade e reconhecimento internacional em função de suas frequentes e relevantes publicações em revistas de alto nível, da organização de eventos que estão na agenda dos melhores pesquisadores da área, da conhecida capacidade de atrair e formar estudantes brasileiros e estrangeiros para os programas de pós-graduação aos quais estão associados, de ser um pólo atrator de jovens doutores em programa de pós-doutorado e de um forte e tradicional intercâmbio com pesquisadores dos melhores centros mundiais de pesquisa.

Veja abaixo, alguns tópicos de interesse para orientação e os contatos dos respectivos pesquisadores responsáveis:

Teoremas limites e grandes desvios; métodos numéricos e aplicações.Modelos de mecânica estatística em estruturas aleatórias.Rede Tolerante a Atraso: tempos de contatos e intercontatos.Anatoli Iambartsev yambar@ime.usp.br
sala 112 bloco B
Probabilidade e processos estocásticos.Sistemas de partículas interagentes.Computação quântica e informação quântica.Eduardo Jordão Neves neves@ime.usp.br
sala 209 bloco A
Modelos de colonização e colapso/catastrofes, epidêmicos e de rumores.Famílias de passeios aleatórios em grafos.Probabilidades e Processos Estocásticos.Fábio Prates Machado fmachado@ime.usp.br
sala 220 bloco A
Inferência estatística em processos estocásticos.Redes aleatórias e grafos.Estatística em dimensão alta.Aprendizagem estatı́sticaFlorencia Graciela Leonardi
florencia@usp.br
sala 297 bloco A
Probabilidade e processos estocásticos;Passeios aleatórios.Sistemas de partículas interagentes.Percolação.Mecânica estatística.Meios aleatórios.Luiz Renato Gonçalves Fontes
lrenato@ime.usp.br