IME-USP

Graduação

O IME-USP oferece cursos de graduação – públicos e gratuitos – na área de exatas, veja abaixo a relação dos cursos ofertados. A seleção é feita por meio do vestibular da Fuvest ou pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
Para as pessoas que já cursam o ensino superior, é possível solicitar transferência externa, cuja divulgação do edital ocorre anualmente. Para mais informações sobre o vestibular e as provas de transferências externas, consulte aqui.

Bacharelado em Ciência da Computação

O curso capacita o aluno para compreender e atuar nas mais diversas plataformas e áreas, como engenharia de software, desenvolvimento Web e de games, banco de dados, segurança da informação, computação gráfica, processamento de imagens, matemática da computação e inteligência artificial. Com 4 anos de duração, o Bacharelado em Ciência da Computação contempla anualmente 60 vagas no período diurno.

Bacharelado em Estatística

O objetivo do curso é é formar profissionais capazes de analisar, planejar, produzir e coletar dados de relevância com ética e responsabilidade para problemas em diversas áreas de aplicação. Com 4 anos de duração, o Bacharelado em Estatística contempla anualmente 40 vagas no período diurno.

Bacharelado em Matemática

Um dos diferenciais desse curso é o enfoque na formação conceitual sólida, visando pensadores autônomos capazes de transmitir, questionar e participar dos principais debates da matemática clássica e contemporânea, é voltado em desenvolver profissionais com capacidade de abstração e habilidade para formular e resolver problemas. Com 4 anos de duração, o Bacharelado em Matemática contempla anualmente 30 vagas no período diurno. 

Bacharelado em Matemática Aplicada

O curso forma profissionais capazes de instrumentalizar a matemática, podendo atuar em áreas como indústria, saúde pública, atuária, entre outros. Também é possível prosseguir na área acadêmica, sendo um elo importante em pesquisas aplicadas. As habilitações oferecidas atualmente são: Ciências Biológicas (IB), Controle e Automação (EP), Sistemas e Controle (EP) e Métodos Matemáticos (IME). Com 4 anos de duração no período diurno, o Bacharelado em Matemática Aplicada contempla anualmente 18 vagas pela FUVEST e 2 vagas pelo SISU, perfazendo um total de 20 vagas. Deste total, 9 vagas são oferecidas exclusivamente para os estudantes de escolas públicas pelo vestibular da FUVEST.

Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional

Visa formar profissionais com sólidos conhecimentos matemáticos, além de boa visão e experiência prática em suas áreas de habilitação. As habilitações oferecidas atualmente são: Ciências Biológicas (IB), Sistemas e Controle (EP), Fisiologia e Biofísica (ICB), Mecatrônica e Sistemas Mecânicos (EP), Comunicação Científica (ECA), Saúde Animal (FMVZ) – Em fase de extinção, Estatística Econômica (FEA), Saúde Pública (FSP), Métodos Matemáticos (IME) e Atuária (FEA). Com 5 anos de duração no período noturno, o Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional contempla 45 vagas oferecidas pela FUVEST e 5 vagas pelo SISU, perfazendo um total de 50 vagas. Deste total, 23 vagas são oferecidas exclusivamente para os estudantes de escolas públicas pelo vestibular da FUVEST.

Licenciatura em Matemática

Voltado para professores da segunda fase do ensino fundamental e ensino médio, visa principalmente desenvolver profissionais com uma sólida formação em Matemática, Estatística, Computação e o domínio dos principais conceitos de Física. Com 4 anos de duração no período diurno e 5 anos no período noturno, a Licenciatura em Matemática contempla 105 vagas oferecidas pela FUVEST e 45 vagas pelo SISU perfazendo um total de 150 vagas. Deste total, 68 vagas são oferecidas exclusivamente para os estudantes de escolas públicas, sendo 23 pela FUVEST e 45 pelo SISU.

Pós-Graduação

O IME-USP oferece cursos stricto sensu em Programas de Pós-Graduação na área de exatas. Os cursos são voltados para a formação de pesquisadores, docentes e profissionais que buscam amplo domínio do saber, capacidade de liderança e inovação.

O ingresso é feito por meio de editais oferecidos e formulados por cada programa, que possui seu próprio regulamento. Confira abaixo a lista de cursos ofertados e consulte o site do curso de seu interesse para mais informações.

Programa Interunidades de Pós-graduação em Bioinformática

Oferece os cursos de Mestrado e Doutorado e é constituído por diversas unidades de pesquisa em biologia e informática da USP, abrangendo áreas como estudo do genoma, metagenomas, transcritoma, proteoma, metaboloma, biologia estrutural, biologia sistêmica, entre outras.

Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação

Possui cursos de Mestrado e Doutorado e cobre todas as principais áreas da Ciência da Computação.

Programa de Pós-graduação em Estatística

É constituído por um Mestrado e um Doutorado na área de Probabilidade e Estatística.

Programa de Pós-graduação em Matemática

Possui um curso de Mestrado e um curso de Doutorado, as áreas de concentração do programa são: Álgebra; Análise e Sistemas Dinâmicos; Geometria e Topologia Algébrica; Lógica, Conjuntos, Topologia geral e Combinatória.

Programa de Pós-graduação em Matemática Aplicada

Oferece cursos de mestrado e doutorado na área de matemática e suas aplicações, destacam-se as seguintes: Equações Diferenciais Parciais e Ordinárias; Física Matemática e Mecânica; Matemática Computacional; Modelagem e Aplicações.

Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática

Oferece o curso de Mestrado com o foco na formação continuada em nível de pós-graduação de professores de Matemática do Ensino Básico.

A USP facilita a vida do estudante

Acesse os serviços mais importantes disponíveis aos estudantes.

Restaurantes
Restaurantes
Saúde
Saúde
Transporte
Transporte
Segurança
Segurança
Intercâmbios

Estágios