Formandos da primeira turma do BCC se reencontram no IME-USP

Nessa segunda-feira, 05/09/2022, os professores Saiti Hirata, Manoel Marcílio Sanches, Mari Tomita Katayama, Inês Scaramelli Homem de Melo e Maria Elizabeth Bruno Vivian, formandos da primeira turma do Bacharelado em Ciência da Computação (1971-1974) do IME-USP, se reencontraram no Instituto para conceder uma entrevista para a jornalista Fabiana Maranhão do UOL.

A entrevista é parte de uma reportagem inspirada na clássica foto tirada na escadaria da residência da professora Inês, que apresenta a primeira turma do BCC formada quase que totalmente por mulheres, que contradiz com a realidade atual.

Da esquerda para direita (quando empatados, de baixo para cima): Manoel Marcílio Sanches, Saiti Hirata, Sônia Regina Ferreira, Catarina Kazuko Ishibashi, Inês Scaramelli Homem de Melo, Kyeong Hee Kim, Izaura Mizuta, Mari Tomita, Maria Elizabeth Bruno Vivian, Tânia Lúcia Piva, Kimie Haraguchi, Irina Chistotkina, Maria Angélica Velloso de Andrade, Lena Shu, Elias Aidar Sobrinho, (?), Sara Lúcia Abramavictz, Sérgio Montemurro, Raquel Simões da Silva, José Carlos Moreira, Carlos Martins Filho

O reencontro foi repleto de histórias dos primórdios do Instituto, época em que o IME não possuía instalações para os cursos e as aulas eram ministradas em vários locais da Universidade. Relembraram que por alguns anos as disciplinas de computação eram oferecidas como uma habilitação do curso de matemática e que houve um grande empenho por parte dos professores, especialmente do professor Siang Wun Song, para a criação do BCC.

Ao ouvir as histórias contadas pelos professores fica evidente o orgulho que eles sentem por fazerem parte da história do IME, a alegria por terem vislumbrado que a carreira escolhida seria promissora e a paixão que eles têm, até hoje, pela ciência da computação.

O momento foi registrado com muitas fotos, inclusive com um “remake” da foto na escadaria. Todas as imagens estão disponíveis no álbum completo.

Saiba mais sobre a história do Departamento de Ciência da Computação do IME-USP na reportagem DCC comemora 25 anos, do jornal Acontece no IME.

05/09/2022 | Texto e imagens por Marcelo Modesto Costa | Serviço de Apoio Institucional