Doutoranda em Ciencia da Computação do IME-USP recebe prêmio internacional

O Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo tem a satisfação de parabenizar a doutoranda em Ciência da Computação pelo IME-USP, Mairieli Wessel, que, no dia 1 de outubro,  foi premiada durante o evento International Conference of Software Maintenance and Evolution (ICSME) com o  IEEE TCSE Distinguished Paper Award, láurea de relevância na área de Engenharia de Software.

Marieli Wessel, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do IME-USP. Foto: arquivo pessoal.

Autora do artigo “Effects of Adopting Code Review Bots on Pull Requests to OSS Project”, Mairieli investiga os efeitos práticos do uso de aplicações que automatizam tarefas rotineiras em projetos de software. Os bots de software, amplamente adotados por projetos de software de código aberto (OSS), oferecem suporte aos desenvolvedores em várias atividades, incluindo revisão de código. No entanto, como acontece com qualquer adoção de nova tecnologia, os bots podem afetar a dinâmica do grupo. O trabalho, portanto, visa compreender e antecipar tais efeitos para planejamento e gerenciamento, investigando como vários indicadores de atividade mudam após a adoção de um bot de revisão de código. Profissionais e mantenedores podem alavancar os resultados previstos neste artigo para entender, ou mesmo prever, os efeitos dos bots nas interações sociais de seus projetos.

Um vídeo explicativo do projeto premiado de Mairieli Wessel. Assista em: https://www.youtube.com/watch?v=inY8BVGoBHc

Também participaram desse artigo os professores Alexander Serebrenik (Universidade Tecnológica de Eindhoven (TU/e), Holanda), Marco Aurélio Gerosa (orientador de Mairieli no IME-USP, São Paulo), Igor Scaliante Wiese e Igor Steinmacher (professores da UTFPR, Paraná).

Mairieli se formou em Ciência da Computação na UTFPR-CM em 2017, publicou artigos em diversas conferências e hoje, sob orientação do prof. Marco Aurélio Gerosa, realiza pesquisa de Doutorado na área no IME-USP.

Pós-graduação em Ciência da Computação

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do IME-USP possui cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto. Com aproximadamente 30 orientadores, o programa, que cobre todas as principais áreas da Ciência da Computação, vários deles são  bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq. A qualidade das dissertações e teses desenvolvidas no programa é evidenciada pelos bons resultados obtidos nas defesas. Egressos do programa ocupam posições de destaque na indústria e também na academia, nas melhores universidades do país.

Interessados em ingressar no Programa de Pós-Graduação do IME-USP devem consultar as informações sobre o processo seletivo e seguir as instruções descritas.

13.10.2020 | Serviço de Apoio Institucional
Rachel de Freitas Poli