Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação

Docente do IME-USP é um dos vencedores do Prêmio Johannes Kepler 2026 da SBMAC

A Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) anunciou o artigo vencedor da edição de 2026 do Prêmio Johannes Kepler.

Entre os autores da pesquisa premiada está o Prof. Maicon Ribeiro Correa, docente do Departamento de Matemática Aplicada do Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação da USP (IME-USP).

O reconhecimento foi concedido ao artigo “Topology optimization including a model of the layer-by-layer additive manufacturing process”, publicado em 2022 no periódico Computer Methods in Applied Mechanics and Engineering.

O trabalho é fruto de uma colaboração internacional e assinado por Geovane Augusto Haveroth, Roberto Federico Ausas e José Alberto Cuminato, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP); Maicon Ribeiro Correa (IME-USP); Carl-Johan Thore e Anders Klarbring, da Linköping University; e Stefan Jakobsson, do Arcam EBM – Center of Excellence (Suécia).

De acordo com a comissão julgadora, o trabalho se destaca por aliar profundidade científica a um elevado potencial de aplicação prática: “Mais do que solucionar uma aplicação específica, os autores introduzem um arcabouço fundamental que integra o próprio processo de fabricação ao ciclo de projeto”.

Sobre o Prêmio Johannes Kepler

Instituído pela SBMAC, o prêmio é concedido a cada dois anos para estimular a produção científica nacional de excelência e de caráter multidisciplinar, e exige a colaboração entre pesquisadores das ciências matemáticas e de outras áreas do conhecimento.

O nome do prêmio homenageia o matemático e astrônomo alemão Johannes Kepler (1571–1630), célebre por formular as leis do movimento planetário e frequentemente considerado o “primeiro cientista de dados da história”.

A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá durante o Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC), de 14 a 18 de setembro, em Presidente Prudente (SP).

Parabenizamos o Prof. Maicon Correa e todos os colaboradores por esta importante conquista!

Confira a matéria completa no site da SBMAC

Compartilhe