panoramas matematica 700x300

Disciplina optativa oferecida pelo IME-USP, para alunos de graduação regularmente matriculados, terá sua quarta edição no segundo semestre de 2019

 

No segundo semestre de 2019 o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo oferece a quarta edição da disciplina Panoramas da Matemática - MAP2003. O objetivo da disciplina é introduzir visões e conceitos básicos de Matemática em contextos interessantes a alunos da USP que não necessariamente pertençam a cursos de Exatas. Com propostas diferentes em cada edição, a disciplina passeia por uma coleção de tópicos e temas da Matemática que ilustram sua beleza e seu funcionamento interno. Os professores da disciplina mostram uma visão descontraída da Matemática, sem deixar de mostrar a força do pensamento lógico na criação de estruturas abstratas que alargam a compreensão humana sobre seu entorno. 

 

A disciplina não possui pré-requisito e é optativa aberta para qualquer aluno regularmente matriculado em algum curso de graduação da USP. Nesta edição, o Prof. André Salles de Carvalho se somará aos professores Clodoaldo Grotta Ragazzo e Eduardo Colli, ministrando aulas e recepcionando os palestrantes convidados.

 

O professor Eduardo Colli ressalta que a experiência com as turmas dos anos anteriores de 2016, 2017 e 2018 foi bastante positiva: "o resultado tem sido muito bom, com os alunos saindo muito satisfeitos e maravilhados com o universo da matemática. É muito legal ver alunos de artes e humanidades (da ECA, da FFLCH...) contando ao final como foi essa experiência de conhecer as ciências matemáticas de perto, e mesmo os alunos de exatas, alguns declarando que se "reconciliaram" com a matemática depois da disciplina".

 

Conheça os professores:

André Salles de Carvalho
Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Matemática pela City University of New York (1995). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em sistemas dinâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas dinâmicos em dimensões baixas, transformações de Hénon, poda, tranças e implicações entre tranças, e transformações pseudo-anosov.

Clodoaldo Grotta Ragazzo
Possui graduação em Biociências pela Universidade de São Paulo (1986), graduação em Engenharia Naval pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Física pelo Instituto de Física da USP (1989). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Trabalha na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: equações diferenciais ordinárias, sistemas hamiltonianos, mecânica de fluidos e equações diferenciais com retardamento. Foi diretor do IME-USP na gestão 2014 a 2018.

Eduardo Colli
Possui Bacharelado em Fisica pela Universidade de São Paulo (1991), Mestrado em Matemática pelo IMPA (1993) e Doutorado em Matemática pelo IMPA (1996). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos, particularmente em dinâmica unidimensional e em baixas dimensões. Atualmente é professor doutor no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Dedica-se a atividades ligadas à divulgação da Matemática, destacando-se a coordenação da Matemateca, do IME/USP e a participação no programa Aventuras na Ciência, voltado à produção de kits de introdução às ciências.

 

Saiba mais
Ementa da disciplina no Júpiter Web 
IME promove iniciativas para levar a matemática para fora do Instituto