exposicao matemateca 300

Materiais inusitados de Matemática: um outro olhar surpreendem e convidam visitantes a enxergar aspectos instigantes dessa ciência

 

A exposição interativa Matemática: um outro olhar abre a programação de 2020 do Centro Universitário Maria Antonia da USP trazendo objetos feitos para encantar, desafiar, instigar e surpreender os visitantes de todas as idades, mesmo aqueles que não costumam ter uma relação tão amigável com essa ciência por relacioná-la apenas a conteúdos escolares.

A mostra, que será aberta no dia 5 de março, reúne peças do acervo do Centro de Difusão e Ensino Matemateca do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, que há 17 anos produz materiais que despertam o interesse das pessoas por matemática. 

“Tudo é interativo e pode ser tocado. Alguns temas podem ser familiares, outros nem tanto, mas as peças sempre trazem para o visitante uma experiência real que o aproxima da beleza da matemática sem a linguagem formal que a caracteriza”, diz  o curador da mostra e também diretor da Matemateca, Eduardo Colli, explicando que cada objeto pode ser visto de formas diferentes, de acordo com a experiência prévia do visitante. Entre as atrações estão as “árvores de steiner”, que mostram como as películas de sabão nos dão a resposta para saber a menor distância entre dois pontos, e jogos em que os visitantes podem se divertir e aprender por meio de modelos matemáticos, como tratar das mais diversas situações de conflito e cooperação entre dois ou mais agentes.

Para enriquecer  a interação com o público, estudantes de graduação e de pós-graduação do IME atuarão como mediadores, tirando dúvidas e discutindo o conteúdo com os visitantes. 

Escolas podem agendar visitas monitoradas pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (11) 3091-1884.

No dia 14 de março também será comemorado pela primeira vez o Dia Internacional da Matemática, instituído recentemente pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Neste dia, além da exposição, haverá programação especial aberta à população no Centro Maria Antonia.

 

Matemateca

O Centro de Difusão e Ensino Matemateca, mais conhecido como Matemateca, surgiu em 2003 da vontade de professores do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP de transmitir a visão da matemática dos especialistas diretamente ao público leigo, propondo novos olhares e uma relação mais próxima dessa ciência com a vida cotidiana ou com desafios instigantes. Seu acervo vem sendo  construído desde então e exibido em diversas cidades do país. 

 

Exposição Matemática: um outro olhar

Local:  Centro Universitário Maria Antonia – Edifício Rui Barbosa

Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)

Abertura: 5 de março de 2020 às 19 horas
Visitação: De 6 a 29 de março de 2020 

Horário: terça a domingo, e feriados, das 10 às 18 horas

Classificação: Livre

Quanto: Grátis

Informações: (11) 3123-5202

Agendamentos: visitas monitoradas para escolas e grupos com mais de 20 pessoas devem ser marcadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (11) 3091 1884

 

Este conteúdo foi originalmente publicado na página do Centro Universitário Maria Antonia.

 

 

Marcelo Modesto Costa | 06.02.2020 
Serviço de Apoio Institucional
(11) 3091-6268
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.