Download como arquivo ICAL
Geometria Esférica: Uma proposta de introdução no Ensino Médio a partir da geometria na esfera
Sexta-feira 13 Dezembro 2019, 14:00
Contato: 30916291

Candidato: Thales Graça Athanásio

Orientadora: Profa. Dra. Bárbara Corominas Valério

Resumo
Neste trabalho mostro algumas diferenças entre a geometria euclidiana e a
geometria esférica. Inicialmente faço um relato histórico da conjuntura que levou
a formalização de geometrias não euclidianas, embasado principalmente na obra
Mathematical Thought from Ancient to Modern Times KLINE, 1972. Serão
também apresentadas situações em que trabalhar com a euclidiana não é
suficiente, o que leva a importância do uso de outro modelo geométrico.
Apresento então uma estratégia que estabeleci com o intuito de: estimular
a discussão sobre a geometria esférica em uma sala de aula do ensino médio de
uma forma que julgo ser um gatilho positivo para instigar os alunos a se
interessarem por esse outro modelo de geometria; apresentar as potencialidades
que seu ensino pode trazer aos alunos e; evidenciar a capacidade de realizar
atividades interdisciplinares.
Essa estratégia foi pensada em duas etapas. Realizando uma entrevista com
um grupo de professores, realizei alguns exercícios sobre geometria na esfera e
verifiquei o que é que chamou a atenção dos envolvidos. Sabendo onde está o
encantamento deles, estruturei uma melhor abordagem para apresentar a
geometria na esfera ao segundo grupo de entrevistados.
Com esse segundo grupo, desenvolvi algumas atividades envolvendo a
geometria na esfera levando a introdução da geometria esférica. Para averiguar a
eficácia, vantagens e desvantagens na proposta como um todo, solicitei, a este
grupo de professores de matemática que avaliassem, com base em suas próprias
experiências de sala de aula os prós e contras daquilo que proponho.

Palavras-Chave:
Geometria não euclidiana, Geometria Esférica, Geometria da Terra

Local Sala 132 Bloco “A” - IME-USP.