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MODELAGEM MATEMÁTICA COMO PROCESSO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ANALÍTICO E REFLEXIVO
Quarta-feira 11 Dezembro 2019, 14:00
Contato: 30916291

Candidato: José Ocimar Barros de Souza

Orientadora: Profa. Dra. Bárbara Corominas Valério

RESUMO
A experiência pessoal do autor, como professor na Educação Básica há mais de
três décadas, mostrou que nem sempre uma aula bem ministrada, com ou sem o
uso de tecnologia, por um professor experiente e competente, resulta em
aprendizagem significativa para o estudante. A inquietude causada por essa
constatação serviu como incentivo à procura de alternativas para o aperfeiçoamento
do trabalho docente e, em consequência, na busca da melhoria da aprendizagem
dos estudantes. Os diversos estudos realizados, nas diferentes disciplinas cursadas
durante o curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da Universidade
de São Paulo, levaram o autor à opção de desenvolver um trabalho baseado nos
pressupostos da Modelagem Matemática, tendo em vista que tal estratégia alia
teoria e prática, propiciando aos estudantes amplas condições para a compreensão
de problemas do mundo real. A pesquisa foi aplicada junto a um grupo de
estudantes da 1a série do Ensino Médio de uma Instituição privada de Ensino,
situada na cidade de Osasco, na grande São Paulo. Por meio de uma situação
problema, levantada pelo grupo de estudantes, a qual trata do aquecimento global,
procurou-se aplicar a teoria relacionada ao trabalho com modelagem, associando-a
a prática. Os dados estatísticos e gráficos pesquisados pelo grupo foram
analisados, junto ao professor pesquisador, por meio de cálculos com matrizes e,
também, com o auxílio da ferramenta Excel. O desafio do grupo consistiu na
obtenção de uma lei de formação, por ajuste de curvas, que melhor representasse a
situação, ou seja, o foco do trabalho relacionou-se com o estudo de funções,
sobretudo na análise de tabelas, gráficos e lei de formação. Percebemos que por
meio da ferramenta Excel foi possível obter uma modelação satisfatória, ou seja,
uma função compatível aos dados. Durante o processo de modelagem, verificou-se
a interação positiva dos estudantes com os desafios propostos e com a descoberta
de novos objetos do conhecimento, necessários à compreensão do todo. Os
diversos encontros e reflexões realizados foram imprescindíveis ao desenvolvimento
do pensamento analítico e reflexivo dos mesmos. Ao final, após da resolução do
problema e da obtenção da lei da função mais adequada à situação proposta,oriunda de um gráfico do aquecimento global, foi possível constatar, por meio de
uma reflexão com o grupo de estudantes, o grande potencial de alcance num
trabalho com a Modelagem Matemática, sobretudo no que diz respeito à luz que a
matemática pode lançar sobre os problemas da sociedade, tanto na sua
compreensão quanto na proposição de soluções alternativas.

Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Funções, Aquecimento global, Excel. Ajuste de curvas.

Local Sala 132 Bloco “A” - IME-USP