Download como arquivo ICAL
"A Lei de Weyl para o Laplaciano"
Quarta-feira 26 Junho 2019, 10:00

Candidato: Rafael Moreira Neves

Orientador: Prof. Dr. Pedro Tavares Paes Lopes

Resumo: Resumo Neves, R. M. A Lei de Weyl para o Laplaciano. 2019. 95 p. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Demonstramos a Lei de Weyl sobre o comportamento assintótico dos autovalores do operador Laplaciano com condições de contorno de Dirichlet em domínios limitados e suaves com o auxílio do núcleo do calor. Para isso, fazemos um estudo dos operadores não-limitados, semigrupos e da transformada de Fourier. Por fim, expomos alguns resultados posteriores motivados pelo artigo de Mark Kac ”Can one hear the shape of a drum?”. Palavras-chave: Análise espectral, núcleo do calor, semigrupos.

Local Sala 136 – bloco “A” - do IME-USP