Download como arquivo ICAL
Doutorado: "Técnicas de análises de resíduos e forma funcional de covariáveis em modelos de tempo de falha acelerado com efeito aleatório"
Segunda-feira 11 Novembro 2019, 09:00 - 13:00

Candidata: Elisângela da Silva Rodrigues

Orientador: Prof. Dr. Julio da Motta Singer

Resumo: Rodrigues, E. S. Técnicas de análises de resı́duos e forma funcional de covariáveis em modelos de tempo de falha acelerado com efeitos aleatórios. 2019. 72 f. Tese (Doutorado) - Instituto de Matemática e Estatı́stica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

Adaptamos os gráficos de resı́duos marginais, condicionais e aleatórios desenvolvidos para modelos lineares mistos para avaliar o ajuste de modelos de tempo de falha acelerado Weibull com efeito aleatório na presença de observações censuradas. Propomos dois procedimentos de imputação (EMA e MTI) para substituir os tempos de falha não observados e realizamos um estudo de simulação com o objetivo de estudar a capacidade de gráficos de resı́duos de avaliar as remissas
do modelo sob proporções crescentes de censura. Apresentamos o MTFA com efeito aleatório no contexto de má especificação e sugerimos uma função para estimar a forma funcional de covariáveis usando os resı́duos marginais padronizados e uma adaptação dos resı́duos de Cox-Snell (resı́duos Tipo Cox-Snell), bem como, o uso de gráficos de resı́duos marginais padronizados e do Tipo Cox-Snell versus covariáveis. Estudamos o caso especial quando os tempos entre falhas seguem uma distribuição Weibull e os resultados são aplicados a um conjunto de dados simulados. Ilustramos a análise residual proposta com um conjunto de dados envolvendo falhas de poços de petróleo e estimamos a forma funcional da covariável idade do poço.

Palavras-chave: Dados censurados, Análise de resı́duos, Forma funcional.

Local Auditório "Antonio Gilioli"