Download como arquivo ICAL
Doutorado: "Análise baseada em contexto do movimento de pedestres em terminais de transporte"
Quarta-feira 12 Fevereiro 2020, 09:00

Candidato: Joelma Cristna Costa e Silva

Orientador: Prof. Dr.  Flavio Soares Correa da Silva

Resumo:

SILVA, J. C. C. Análise baseada em contexto do movimento de pedestres em terminais de transporte. 2020. 94 f. Tese (Doutorado) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.

A aquisição de dados de deslocamentos de pessoas através de vídeos traz consigo uma imprecisão inerente que advém tanto da qualidade das imagens capturadas quanto da dinâmica de movimentação dos pedestres no ambiente. A obtenção de informações precisas de rastreamento e contagem de pedestres a
partir de vídeos ainda é um desafio. Este trabalho explora características específicas do comportamento de pedestres no domínio dos terminais de transporte e apresenta uma ferramenta que agrega informações do contexto para aumentar a precisão dos dados obtidos de vídeos para a contagem de pedestres e determinação dos fluxos em cenarios reais. A ferramenta proposta (1) rearranja os rótulos dos pedestres de acordo com o comportamento associado ao contexto considerado, (2) melhora a precisão na contagem dos pedestres a partir das rotas rastreadas, e (3) usa informações dinâmicas de movimentação para melhorar a identificação do percurso completo realizado pelos pedestres individualmente. Com isso, a ferramenta proposta incrementa a acurácia das rotas rastreadas, agregando informações com base no comportamento característico dos pedestres em terminais de transporte.

Palavras-chave: Análise contextual, aquisição de dados de vídeo, comportamento de pedestres, monitoramento de terminais de transporte.

Local Sala 249 -A