Download como arquivo ICAL
Mestrado: "Estudo Sobre Redes Definidas por Software Aplicado em Jogos Digitais"
Segunda-feira 09 Dezembro 2019, 10:00

Candidato: Lucas Dário

Orientador: Prof. Dr. Daniel Macedo Batista

Resumo

DÁRIO, L. Estudo Sobre Redes Definidas por Software Aplicado em Jogos Digitais. 2019. 31 f. Tese (Mestrado) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Redes Definidas por Software (RDS) são uma abordagem nova de arquitetura para Redes de Computadores, que busca fornecer ao administrador da rede a capacidade de configurá-la de uma forma dinâmica, programada e centralizada. Nesse novo paradigma, o plano de controle é separado do plano de dados por conta da criação de um novo elemento na rede, denominado Controlador. O controlador é responsável por monitorar e administrar os diversos dispositivos de comutação presentes na rede. Com isso, sempre que alguma alteração deve ser feita nas regras de roteamento
da rede, o administrador pode efetuá-las apenas no controlador, sem a necessidade de interferir direta e manualmente em cada um dos dispositivos existentes no restante da rede. A capacidade de monitoramento e dinamicidade das RDS é um importante diferencial para cenários em que as aplicações rodando são sensíveis a problemas ou instabilidades na rede. Um exemplo de aplicações com esse perfil são Jogos Eletrônicos multi-jogador. Nesse tipo de aplicação, diversos usuários compartilham de um mesmo cenário simulado e interagem com ele através da rede. Diversos jogos são extremamente sensíveis a cenários com latência alta, pois essa situação faz com que vários elementos dos jogos funcionem de forma errada, comprometendo a experiência do usuário final. A proposta deste projeto é o estudo de Redes Definidas por Software, as tecnologias existentes atualmente e como essa nova arquitetura pode ser aplicada para melhorar a experiência de usuários de um jogo eletrônico, quando submetidos a cenários que simulem conexões ruins entre os jogadores.

Palavras-chave: Jogos digitais, redes definidas por software, redes de computadores, latência, OpenFlow, P4.

Local Auditório Jacy Monteiro