Edital de Seleção para o Mestrado em Ciência da Computação 2017

1 A página Web oficial desse Edital de Seleção é http://www.ime.usp.br/dcc/pos/selecao. Todas as informações relevantes referentes ao processo seletivo de candidatos para o Mestrado no Programa de Pósgraduação em Ciência da Computação (PPGCC) do IMEUSP estão lá divulgadas.
2 São oferecidas 60 vagas para o primeiro semestre e 30 vagas para o segundo semestre para o Mestrado do PPGCC, não havendo obrigatoriedade de preenchimento de todas as vagas.
3 As inscrições para o processo seletivo de candidatos para o Mestrado do PPGCC darse-ão através do encaminhamento dos seguintes documentos para a Secretaria de PósGraduação do IMEUSP.
(a) Formulário de inscrição preenchido;
(b) Cópia do histórico escolar oficial do curso de graduação;
(c) Cópia atualizada do CV (CV Lattes ou equivalente), contendo todas as informações julgadas pertinentes pelo candidato;
(d) Resultado do exame nacional POSCOMP, da Sociedade Brasileira de Computação (fortemente recomendado). Serão aceitos resultados dos dois últimos anos desse exame;
(e) Pelo menos duas cartas de recomendação.
4 Os documentos relacionados no Parágrafo 3 deverão ser encaminhados à Secretaria de PósGraduação do IMEUSP a partir de 1º de agosto até 31 de outubro para ingresso no primeiro semestre e a partir de 1º de março até 31 de maio para ingresso no segundo semestre, pessoalmente ou por via postal. Serão desconsideradas as inscrições enviadas por via postal cuja data de postagem seja posterior ao encerramento do prazo estabelecido neste parágrafo.
5 O processo seletivo de candidatos para o Mestrado do PPGCC será conduzido por banca examinadora especialmente designada pela Comissão Coordenadora do Programa (CCP) do PPGCC.
6 Este processo seletivo consistirá dos seguintes itens:
(a) Análise do histórico escolar do candidato.
(b) Análise do CV do candidato. Serão analisadas as atividades acadêmicas desempenhadas pelo candidato tais como iniciação científica, participação em eventos, publicações, prêmios, etc.;
(c) Análise do desempenho do candidato no exame nacional POSCOMP. Será determinada anualmente uma ponderação para cada uma das notas das diferentes fases que compõem o exame assim como também será determinada uma normalização com relação à maior nota obtida naquele exame;
(d) Análise das cartas de recomendação. Essa análise, sem caráter eliminatório ou classificatório, visa a identificar a linha de pesquisa mais adequada para o candidato.
O critério de avaliação fará uso de uma nota (entre 0 e 10) obtida pela média aritmética ponderada entre uma nota atribuída ao histórico escolar de graduação (peso 3), uma nota atribuída ao CV do candidato (peso 5) e a nota normalizada do POSCOMP (peso 2). Serão considerados aprovados no processo seletivo os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7 (sete).
7 O resultado do processo seletivo de candidatos para o Mestrado do PPGCC será divulgado na página Web oficial desse Edital de Seleção.
8 Casos omissos serão decididos pela CCP do PPGCC.
 

Edital de seleção para o Doutorado e Doutorado Direto 2017

1 A página Web oficial desse Edital de Seleção é http://www.ime.usp.br/dcc/posgrad/selecao . Todas as informações relevantes referentes ao processo seletivo de candidatos para o Doutorado e Doutorado Direto no Programa de Pósgraduação em Ciência da Computação (PPGCC) do IMEUSP estão lá divulgadas.
2 São oferecidas 30 vagas para o Doutorado do PPGCC (nas duas modalidades) para o ano corrente, não havendo obrigatoriedade de preenchimento de todas as vagas.
3 As inscrições para o programa de Doutorado e Doutorado Direto darseão através do encaminhamento dos seguintes documentos para a Secretaria de PósGraduação do IMEUSP:
(a) Formulário de inscrição preenchido;
(b) Cópia dos históricos escolares oficiais do curso de graduação e de pósgraduação (se for o caso);
(c) Cópia atualizada do currículo do candidato (CV Lattes ou equivalente) contendo todas as informações julgadas pertinentes pelo candidato;
(d) Resultado do exame nacional POSCOMP, da Sociedade Brasileira de Computação (apenas para o Doutorado Direto). Serão aceitos resultados da edição dos dois últimos anos deste exame;
(e) Cópia da dissertação de mestrado ou versão preliminar (apenas para o Doutorado);
(f) Projeto de tese (apenas para o Doutorado Direto);
(g) Pelo menos duas cartas de recomendação.
4 Os documentos relacionados no Parágrafo 3 poderão ser encaminhados à Secretaria de PósGraduação do IMEUSP, em fluxo contínuo, isto é, ao longo de todo o ano.
5 O processo seletivo de candidatos para o Doutorado e Doutorado Direto do PPGCC, será conduzido por banca examinadora especialmente designada pela Comissão Coordenadora do Programa (CCP) do PPGCC.
6 Este processo seletivo consistirá dos seguintes itens:
(a) Análise do histórico escolar de graduação e pósgraduação (se for o caso) do candidato.
(b) Análise das atividades acadêmicas relacionadas no currículo do candidato, tais como cursos realizados, participação em eventos, publicações, prêmios, etc. Aqui será analisada também, se for o caso, a  dissertação de mestrado do candidato para identificar a linha de pesquisa mais adequada;
(c) Análise das cartas de recomendação para identificar a linha de pesquisa mais adequada para o candidato, sem caráter eliminatório ou classificatório;
(d) Análise do projeto de tese (apenas para o Doutorado Direto). Será levada em conta a adequação do projeto, sua relevância e sua exequibilidade no prazo previsto;
(e) Análise do desempenho do candidato no exame nacional POSCOMP (apenas para Doutorado Direto).
Será determinada anualmente uma ponderação para cada uma das notas das diferentes fases que compõem o exame assim como também será determinada uma normalização com relação à maior nota obtida naquele exame.
O critério de avaliação para o Doutorado fará uso de uma nota (entre 0 e 10) obtida pela média aritmética ponderada entre uma nota atribuída ao histórico escolar de graduação (peso 3), uma nota atribuída ao histórico escolar do mestrado (peso 2) e uma nota atribuída ao CV do candidato (peso 5). Serão considerados aprovados no processo seletivo os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7 (sete).
O critério de avaliação para o Doutorado Direto fará uso de uma nota (entre 0 e 10) obtida pela média aritmética ponderada entre uma nota atribuída ao histórico escolar de graduação (peso 3), uma nota atribuída ao CV do candidato (peso 3), uma nota para o projeto de tese (peso 2) e a nota normalizada do POSCOMP (peso 2). Serão considerados aprovados no processo seletivo os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7 (sete).
7 O resultado do processo seletivo de candidatos para o Doutorado do PPGCC será divulgado na página Web oficial desse Edital de Seleção.
8 Casos omissos serão decididos pela CCP do PPGCC.