Este arquivo contém as respostas para as perguntas que recebemos com maior freqüência a respeito do Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) da USP. Vale a pena dar uma olhada nele para obter mais informações a respeito do curso.

Uma nova pergunta é incluída neste arquivo toda vez que a recebemos algumas vezes. Com isso o tamanho deste arquivo deve crescer...

 

As perguntas estão separadas em seções:

 

Organização e características do curso

  • Quem é o responsável pelo BCC?
    R. A Comissão Coordenadora (Coc) do BCC
  • Existem outros cursos de Computação na USP?
    R. Além do BCC, a USP oferece alguns outros cursos de Computação no campus de São Carlos e o curso de Engenharia de Computação na POLI.
  • Qual a diferença entre Ciência da Computação e Engenharia da Computação?
    R. De uma forma geral, cursos de Ciência da Computação dão mais ênfase ao desenvolvimento de sistemas de computação (software), enquanto cursos de Engenharia de Computação dão mais ênfase ao hardwaree a aplicações como automação industrial.
  • Quantas vagas são oferecidas?
    R. O BCC oferece 60 vagas por ano atraves do vestibular da FUVEST.
  • Qual é a duração do curso? É seriado?
    R. O BCC é um curso de 4 anos (8 semestres), em regime semestral e não é seriado. Veja o currículo do curso.
  • Onde obtenho mais informações sobre o BCC?
    R. Outras informações sobre o BCC podem ser obtidas na página do curso. As ementas das diversas disciplinas do curso podem ser consultadas no Catálogo.

 

Ingresso no BCC (vestibular e transferência)

  • O Vestibular é muito concorrido?
    R. O BCC é uma das opções dentro da carreira Engenharia, Computação e Matemática da FUVEST, juntamente com os cursos de Engenharia (POLI), Bacharelado em Matemática Aplicada (IME) e Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional (IME). Nos últimos vestibulares, a relação candidatos/vaga tem sido superior a 50 (foi de 60 no vestibular de 2001 e 52 no de 2002). O sítio da FUVEST dispõe de todas as estatísticas a respeito.
  • Existe transferência para o BCC?
    R. Sim. Anualmente, todas as vagas decorrentes do jubilamento e desistencia de alunos são abertas para o processo de transferência. Vale lembrar que o número de vagas é usualmente muito pequeno e o número de candidatos à transferência é grande. Veja a página "Transferência ao BCC".

 

Disciplinas e turmas de disciplinas

  • O que são optativas eletivas?
    R. Optativas eletivas são disciplinas da área de computação que fazem parte do currículo do curso mas não são obrigatórias; veja lista completa na página do currículo do BCC. Cada aluno deve acumular pelo menos 32 créditos-aula em disciplinas optativas eletivas. Isso corresponde, usualmente, a 8 disciplinas.
  • O que são optativas livres?
    R. Optativas livres (antigamente conhecidas como "fora de área") são disciplinas de áreas distintas da do curso do aluno. Cada aluno do BCC deve obter pelo menos 6 créditos-aula (tipicamente duas disciplinas) em optativas livres. Qualquer disciplina oferecida por uma unidade diferente do IME é aceita como optativa livre.
  • O que são vagas obrigatórias, vagas eletivas, etc?
    R. Quando uma disciplina é oferecida em determinado semestre, abre-se uma turma dessa disciplina. Cada turma tem um certo número de vagas em cada uma de quatro categorias: obrigatórias, eletivas, livres e extracurriculares. As vagas obrigatórias são destinadas aos alunos em cujo curso a disciplina é obrigatória; as eletivas são destinadas aos alunos em cujo curso a disciplina é optativa eletiva; e assim por diante. (Há ainda as vagas especiais, destinadas às pessoas que não são alunos da USP mas querem cursar uma disciplina avulsa.)
  • O que são créditos-aula e créditos-trabalho?
    R. Cada disciplina dá direito a um certo número de créditos-aula e um certo número de créditos-trabalho. Cada 15 horas de aulas correspondem a 1 crédito-aula. Cada 30 horas de trabalho (laboratório, por exemplo) correspondem a 1 crédito-trabalho. A maior parte das disciplinas de sigla MAC dá direito a 4 créditos-aula e 0 créditos-trabalho.
  • A disciplina Prática Esportiva foi extinta?
    R. Sim. A Pró-Reitoria de Graduação eliminou a Prática Esportiva de todos os cursos da USP. Você pode continuar, se quiser, indo ao CEPEUSP se inscrever nas atividades oferecidas. Mas, essas atividades são extracurriculares, e não constarão no seu currículo.

 

Normas de matrícula dos alunos do BCC

  • Como funciona o processo de matrículas?
    R. No fim de cada semestre cada aluno deve se matrícular nas disciplinas que pretende cursar no semestre seguinte. O processo é administrado pelo sistema Júpiter.
  • Posso fazer uma disciplina no período noturno?
    R. Apenas as disciplinas FLC0474 (Língua Portuguesa) e optativas livres são permitidas no período noturno. Exceções poderão ser feitas para os jubilandos.
  • Vou passar um tempo em uma universidade no exterior. Posso fazer alguma disciplina de lá contar crédito para o BCC?
    R. Sim. Se você vai fazer algum tipo de intercâmbio em universidade estrangeira e cursar disciplinas de computação lá pode fazer com que os créditos sejam aproveitados. Entre em contato com a Cocpara mais detalhes a respeito.
  • Quais são os pré-requisitos das disciplinas de sigla MAC?
    R. Para quase todas as disciplinas de sigla MAC, o pré-requisito é MAC0121 (Algoritmos e Estruturas de Dados I). Para informações mais precisas, consulte o Catálogo.
  • Posso fazer uma disciplina sem ter o pré-requisito?
    R. Se você precisa cursar qualquer disciplina sem ter o pré-requisito, deve fazer um requerimento à CG.
  • Quem pode me ajudar a escolher as optativas?
    R. Procure seu tutor, ou alguém da Coc.
  • Posso cursar uma disciplina em outra turma que não a do BCC (por exemplo, Cálculo III na Física)?
    R. Essa matrícula só poderá ser efetuada através de requerimento dirigido à CG do IME. Cada caso é julgado em separado.
  • Quando devo fazer esses requerimentos?
    R. O quanto antes. De preferência, os requerimentos devem estar prontos na época da matrícula, ou seja, antes do fim do semestre anterior. Esteja também atento aos prazos regulamentares descritos no Calendário Escolar USP. Requerimentos encaminhados fora de prazo têm sido freqüentemente indeferidos na CG.

 

Cancelamento da matrícula

A matrícula de um aluno pode ser cancelada em várias circunstâncias. Esse ato de cancelamento de matrículada é conhecido informalmente como "jubilamento" ou "desligamento".

  • Sendo calouro eu já posso ser jubilado?
    R. Sim. Se você for reprovado por freqüência em todas as disciplinas de um dos dois primeiros semestres do ano de ingresso, você será jubilado administrativamente.
  • O que é a "regra dos 20%"?
    R. No fim de cada semestre, conta-se o número de créditos em que o aluno se matriculou nos 4 semestres anteriores. Se o aluno tiver obtido menos que 20% daquele número de créditos, sua matrícula matrícula fica sujeita à aprovação da CG. Convém lembrar que em cada semestre o aluno deve estar matriculado em pelo menos 12 créditos (a menos que obtenha trancamento total do semestre).
  • Existem outras regras de jubilamento?
    R. Sim. Caso o aluno não obtenha nenhum crédito em 4 semestres consecutivos, ele é jubilado administrativamente. Caso o aluno deixe de se matricular por 3 semestres consecutivos, ele é jubilado administrativamente. Veja também as "Informações para Alunos" no sítio da Pró-Reitoria de Graduação.
  • Qual é a duração máxima do curso?
    R. Oito anos (os trancamentos totais não são contados). Depois de 8 anos, o aluno deve apresentar um plano de conclusão de curso, e pode ser jubilado em qualquer semestre.
  • Não estou conseguindo levar o semestre; o que faço?
    R. Para evitar cair nas regras de jubilamento descritas acima, o melhor é trancar algumas disciplinas, ou mesmo todo o semestre. Para o trancamento total, você precisa ter acumulado pelo menos 24 créditos, estar matriculado no semestre corrente e não ter sido reprovado por faltas. Caso você tenha dúvidas, procure o seu tutor ou a Coc.
  • Por quanto tempo posso trancar matrícula?
    R. Máximo de 4 semestres. Um quinto semestre de trancamento depende de aprovação especial da CG.

 

Estágios

  • Posso fazer estágio enquanto curso o BCC?
    R. Sim. Você pode fazer um estágio em qualquer empresa que tenha (ou esteja disposta a fazer) um convênio apropriado com o IME. Veja a página de Estágios do IME. A maioria dos professores do BCC acha que qualquer atividade remunerada fora da USP, em particular qualquer estágio fora da USP, prejudica os estudos. Por isso, recomenda que você não faça estágio antes de ser aprovado em todas as disciplinas dos 4 primeiros semestres da grade curricular.

Estatísticas do BCC

  • É possível se formar em 4 anos (8 semestres)?
    R. Sem dúvida. O tempo médio que os alunos levam é de 4,8 anos.
      Número de
    formados
    Terminaram em
    8 semestres
    1998 43 24
    1999 50 17
    2000 55 23
    2001 47 21
    2002 45 ?
  • É verdade que a evasão do curso é grande?
    R. Nossa evasão histórica é próxima de 25%. No início dos anos 90 a evasão cresceu, mas está retornando aos valores antigos, conforme pode ser conferido na tabela abaixo:
    Evasão média medida em períodos de 5 anos
    1986 a
    1990
    1987 a
    1991
    1988 a
    1992
    1989 a
    1993
    1990 a
    1994
    1991 a
    1995
    1992 a
    1996
    1993 a
    1997
    1994 a
    1998
    1995 a
    1999
    1996 a
    2000
    9,44% 22,68% 29,81% 39,19% 43,22% 43,60% 39,20% 40,80% 36,00% 25,60% 20,70%

 

  • Onde encontro outras estatísticas sobre o BCC?
    R. O NAEG (Núcleo de Apoio aos Estudos da Graduação) da USP fez uma pesquisa com nossos ex-alunos e levantou diversas informações a respeito do seu perfil sócio-econômico, colocação profissional, avaliação do curso, etc. Outras estatísticas têm sido realizadas pela Coc e pelo representante anterior do BCC na CG, prof. Carlos Eduardo Ferreira.