Download como arquivo ICAL
Palestra: Diferentes estratégias para o ensino de Análise Combinatória no Ensino Médio com o Professor Claudio Possani
Quinta-feira 07 Novembro 2019, 14:00

 

palestra possani

Palestra com o Professor Claudio Possani acontece no dia 7 de novembro às 14 horas no Auditório Jacy Monteiro do IME-USP. O evento é aberto ao público, gratuito e não há necessidade de inscrição prévia.

 

O CAEM (Centro de Aperfeiçoamento do Ensino da Matemática IME-USP) convida a todos para a palestra "Diferentes estratégias para o ensino de Análise Combinatória no Ensino Médio" a ser proferida pelo Prof. Claudio Possani (IME-USP). O evento acontece no dia 07/11/2019 (quinta-feira), às 14h no Auditório Jacy Monteiro (bloco B do IME-USP) que fica na Rua do Matão, 1010 - Butantã, São Paulo (como chegar).

 

Resumo da palestra 
Nesta palestra apresentaremos duas propostas diferentes de abordagem do tópico Análise Combinatória no Ensino médio, ambas compatíveis com a Base Nacional Comum Curricular BNCC. Uma é a estratégia de basear o estudo da Análise Combinatória apenas no Princípio Fundamental da Contagem dispensando as fórmulas de Permutações, Arranjos, Combinações etc. A outra é a clássica e tradicional, com todos os conceitos e fórmulas usuais. Além de apresentar as duas abordagens, vamos compará-las, discutindo contextos onde cada uma pode ser a melhor opção à disposição do professor.

 

Sobre o Professor Claudio Possani
possani
Professor Claudio Possani

O Professor Claudio Possani é professor colaborador senior junto ao IME-USP. Trabalhou por muitos anos com Educação de crianças e adolescentes nos níveis de Ensino Fundamental e Médio. Suas áreas de interesse são: Geometria e Topologia,Sistemas Dinâmicos e Aplicações e História da Matemática. Possui grande experiência na área de Administração Acadêmica, tendo exercido cargos de representação em órgãos colegiados, Presidência da Comissão de Graduação do Instituto de Matemática da USP e foi assessor na Pró-Reitoria de Graduação da USP entre os anos de 1998 e 2002. Nesta função participou da criação do Curso de Formação de Professores de Educação Infantil oferecido pela USP, UNESP e PUC (na modalidade a distância) para atender as exigências da LDB de 1996. É empresário da área de Educação com experiência em Administração Escolar e membro da Diretoria da Aliança Francesa de São Paulo. Foi Assessor de Relações Internacionais na USP, Diretor do Centro Interunidade de História da Ciência da USP e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Matemática. Desde o segundo semestre de 2014 colabora com a UNIVESP, tendo gravado centenas de video aulas para a UNIVESP TV e ministrado várias disciplinas de Graduação para alunos regulares da UNIVESP