Download como arquivo ICAL
Seminário “Politicas. Visões e Desafios da Universidade Pública no Brasil”
Quarta-feira 15 Maio 2019, 15:00 - 17:00

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação tem a satisfação de convidar a todos a mais uma atividade da Comissão de Formação Didático-Pedagógica – Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

 

Palestrantes

Prof. Dr. Naomar de Almeida Filho

Professor Titular de Epidemiologia no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Médico, Doutor em Epidemiologia. Doctor of Science Honoris Causa McGill University. Professor Visitante nas seguintes universidades: Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, Universidade da Califórnia em Berkeley, Universidade de Montreal e Universidade Harvard. Primeiro Titular da Cátedra Juan Cesar Garcia, Universidad de Guadalajara, México. Professor Convidado da Universidad Nacional de Lanús, Argentina. Atividade científica: epidemiologia de transtornos mentais, particularmente o efeito de raça, racismo, gênero e classe social sobre a saúde mental. Em sua produção acadêmica, destacam-se uma série de livros-texto sobre o método epidemiológico e sobre aspectos epistemológicos da epidemiologia. Foi Reitor da Universidade Federal da Bahia de 2002 a 2010. Desde então, tem focalizado sua produção acadêmica em estudos sobre a universidade e sua relação com a sociedade, com trabalhos em coautoria com Boaventura Souza Santos e Fernando Seabra. Foi Presidente da Comissão de Implantação e Reitor pro-tempore da Universidade Federal do Sul da Bahia. Atualmente é professor convidado no IEA-USP.

Prof. Dr. Romualdo Luiz Portela de Oliveira

Professor Titular Sênior da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Graduação em Matemática-Licenciatura (IME-USP), Doutorado e Livre Docência em Educação (FEUSP). Pós-doutoramento na Universidade de Cornell. Consultor do Laboratório Latino Americano de Avaliação da Qualidade da Educação, foi pesquisador visitante junto às Universidades de Maryland e do Minho. Coordenou o o GT Estado e Política Educacional (ANPED), o Curso de Pedagogia e o Programa de Pós-Graduação em Educação (FEUSP) e atuou na Comissão Setorial de Avaliação da Universidade de São Paulo. Coordenador da área de Educação da Capes (2014-2018). Tem experiência na área de Educação, ênfase em Política Educacional, foco em políticas educacionais, financiamento da educação, avaliação educacional, administração escolar e direito à educação. Ultimamente suas pesquisas abordam estudos referentes aos impactos da financeirização da economia na educação (em particular na educação superior), educação e desigualdade intraescolar e em torno da qualidade da educação básica. Atualmente é professor visitante na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membro da coordenação de Ciências Humanas 3 (Educação e Psicologia) da FAPESP.

 

Alunos presentes que necessitarem de Certificados poderão solicitá-los no evento

 

O evento será transmitido pelo Youtube através do link:

https://www.youtube.com/channel/UCawCiD1A0iwDPSdmIOqQoWg

 

Local Auditório István Jancsó - Biblioteca Brasiliana/USP - Rua da Biblioteca, s/nº - Cidade Universitária