Download como arquivo ICAL
"Um arcabouço para interação de dispositivo em uma rede de coisas"
Quarta-feira 08 Julho 2020, 13:30

Candidato: Pablo César Calcina Ccori

Orientador: Prof. Dr. Flavio Soares Correa da Silva

Resumo: CCORI, P. C. C. Um arcabouço para interação de dispositivos em uma rede de coisas. 2020. 96 f. Tese (Doutorado) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. À medida que os dispositivos na Internet das Coisas estão crescendo em número em capacidades, surge uma oportuniadde de criar redes inteligentes de dispositivos inteligentes que vão além do modelo atual centrado na nuvem de coleta de dados e atuação. O projeto Swarm provê um middleware para a criação de redes bioinspiradas e heterogêneas de dispositivos heterogêneos. No contexto do projeto Swarm, nesta tese temos como objetivo criar um arcabouço para a interação de dispositivos, que consiste no registro na rede, descoberta, composição e mediação de serviços. Usando semântica como técnica direcionadora, temos como objetivos a criação de um arcabouço de comunicação que facilita o desenvolvimento de aplicações para IoT no Swarm, como um primeiro passo para a construção de uma rede auto-organizável para a IoT do futuro. O arcabouço proposto tem como objetivo atacar os problemas de interoperabilidade e composição, adotando padrões leves com uma arquitetura orientada a serviços e mecanismos novos de composição e mediação. A m de ilustrar o uso do nosso arcabouço, implementamos um caso de uso baseado no recrutamento de serviços para um sistema de vigilância. As principais contribuições desta tese podem ser resumidas em: uma arquitetura e implementação para interação de dispositivos na IoT, um modelo leve para a descrição semântica de serviços e consultas, um algoritmo de ranqueamento para seleção de serviços em uma rede IoT baseada em princípios ecnonômicos, uma ontologia para serviços para IoT, e um modelo declarativo para a composição e mediação de serviços. A m de avaliar o nosso trabalho, utilizamos dois métodos para evaluar o arcabouço. Primeiro fazemos uma comparação quantitativa entre a implementação do caso de uso com e sem o uso do arcabouço. Também, fazemos uma comparação quantitativa das características oferecidas por nosso arcabouço com outros trabalhos similares.

Palavras-chave: Internet das coisas, interação de dispositivos, arcabouço.

Local https://stream.meet.google.com/stream/6dd1d072-b68e-4f82-9663-a86c93edf8a5