Download como arquivo ICAL
Mestrado: "Educação financeira: uma proposta de cenário para investigação no ensino fundamental"
Sexta-feira 14 Fevereiro 2020, 14:00

Candidato: Pedro Pereira da Silva

Orientador: Prof. Dr. Davi Pires Dias

RESUMO

Silva, P.P. Educação Financeira: Uma proposta de cenário para investigação no Ensino Fundamental. 2020. Dissertação – Mestrado Profissional em Ensino de
Matemática – Instituto de Matemática e Estatística - Universidade de São Paulo, 2020.

Este trabalho apresenta uma proposta de um cenário para investigação com referências a elementos da vida real no Ensino Fundamental II. O objetivo desta
proposta é provocar reflexões sobre a valorização da escola pública e desenvolver atividades que permitam trabalhar temas da Educação Financeira, em particular a elaboração de orçamentos e a gestão de despesas. O desenvolver da pesquisa ancorou-se nos pressupostos da Educação Matemática Crítica, em especial os cenários para investigação. A aplicação das atividades foi realizada em uma escola da rede municipal de São Paulo com alunos de 90 ano onde o pesquisador atua como professor dessas turmas. Foram realizadas duas aplicações. Um projeto piloto em 2018, onde tivemos indícios de que as atividades propostas fomentavam discussões que iam ao encontro do que objetivávamos no projeto, e a partir dessa primeira experiência, aprimoramos as atividades e fizemos as modificações que julgamos necessárias. Feito isso, realizamos uma segunda aplicação em 2019. Ao longo do trabalho obtivemos resultados de que, um ambiente de aprendizagem, iniciado a partir de um cenário para investigação com elementos da vida real, favorece uma educação que pode contribuir para o engajamento e a formação crítica dos alunos.

Palavras-chave:
Cenários para investigação, Educação Financeira, Ensino Fundamental.

Local Auditório Antonio Gilioli - Bloco A - IME/USP