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Os desafios do ensino-aprendizagem de variáveis aleatórias no ensino fundamental
Terça-feira 03 Dezembro 2019, 14:00
Contato: 30916291

Candidata: Diana Simões Ferreira

Orientadora: Profa. Dra. Viviana Giampaoli

RESUMO:

A presente dissertação tem como objetivo propor o ensino de estatística na educação básica por meio de um currículo em espiral. Inicialmente é apresentado um panorama do ensino de estatística e em qual contexto esta Palavras chaves: variáveis aleatórias; estatística; educação básica; currículo em espiral.ciência foi incluída na educação básica. O principal referencial teórico é Bruner (1973), que propõe um currículo em espiral. Também utilizamos como referências teóricas, os trabalhos de Batanero (2000) e Heitele (1975), que propõe dez ideias fundamentais para o ensino de estatística, e variável aleatória é uma delas, e o trabalho de Ruiz; Huerta; Batanero (2011). Apresentamos, ainda, três exemplos voltados para os anos finais do ensino fundamental, que abordam os conceitos básicos de probabilidade e, principalmente, de variáveis aleatórias e, em seguida, fazemos a sistematização dos conceitos, relacionando-os com os exemplos apresentados. Por fim, foi realizada uma breve análise da abordagem adotada em dois livros utilizados no curso de licenciatura em matemática no Instituto de Matemática e estatística da USP.

Palavras chaves: variáveis aleatórias; estatística; educação básica; currículo em
espiral.

 

 

 

Local Sala 144 Bloco “B” – IME-USP
Sala 144 Bloco “B” – IME-USP.